Contratações por meio do Projeto Jovem Aprendiz são liberadas em Lorena

Primeira etapa da implantação do sistema conta com trinta selecionados para trabalhar nas secretarias municipais

Daniel Aquino em entrevista para o Atos no Rádio; projeto prevê a contratação de jovens, entre 14 e 29 anos (Foto: Bruna Viana)

Andréa Moroni
Lorena

A Prefeitura de Lorena recebeu aval da Câmara para implantar o Jovem Aprendiz. O projeto de lei do Executivo foi aprovado, por unanimidade, na sessão da última segunda-feira (17) e libera a contratação de menores, que deve ser iniciada com a própria administração municipal.

O projeto prevê a contratação de jovens, entre 14 e 29 anos, na Prefeitura, indústrias e comércio da cidade. Na primeira etapa serão selecionados trinta jovens que vão prestar serviço nas secretarias municipais. Os menores poderão atuar por seis horas diárias e receber um salário mínimo mensal (R$ 1.412).

Segundo o secretário de Juventude, Daniel Aquino, nessa primeira etapa será dada prioridade aos jovens que já cumpriram medida socioeducativa na Fundação Casa. A proposta é dar a eles uma oportunidade de começar uma nova vida.

“Eles serão prioridade nessa primeira etapa, mas o projeto vai atender a todos os jovens dessa faixa etária, que moram em Lorena. Noventa por cento dos jovens da Fundação Casa tem envolvimento com o tráfico de drogas. Então a nossa bandeira é tirar esse jovem da ‘biqueira’ e colocá-lo em um trabalho com capacitação profissional”.

A seleção dos jovens terá auxílio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fará o acompanhamento dos jovens infratores e de suas famílias. Em seguida, será feita uma seleção dos participantes.

As inscrições para participar do Jovem Aprendiz devem ser feitas na secretaria da Juventude, localizada na praça Marechal Mallet, a Praça da Estação, no Centro. O mesmo local atenderá as empresas interessadas em implantar o projeto.

Após o projeto ser implantado na Prefeitura, ele será oferecido às empresas do município. “Os empresários vão receber um programa já regulamentado e a indicação dos jovens selecionados pela Prefeitura. Cada empresa será responsável por fornecer a capacitação profissional para o jovem de acordo com a sua necessidade”, explicou o secretário.

Capacitação – Daniel Aquino explicou que a secretaria da Juventude oferece nove cursos de capacitação para os jovens da cidade. O secretário revelou que o local não tem estrutura adequada para acolher todos os interessados, mas com a inauguração da Casa da Juventude, no próximo dia 2, a pasta terá melhor condição de atender os jovens.

A secretaria está em contato com as associações para levar os cursos de capacitação até os bairros. A intenção é atender os jovens na sua comunidade. Devem ser implantados cursos na Ponte Nova, Novo Horizonte, Vila Brito e Cabelinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *