Com R$ 1,6 milhão investidos, Lorena avança em modernização de drenagem da Vila Nunes
Ação tem como objetivo prevenir enchentes e alagamentos em ponto crítico; obra foca região cortada pelo rio Mandi
Lucas Oliveira
Lorena
Em trabalho para evitar novas enchentes e alagamentos no bairro Vila Nunes, a Prefeitura de Lorena avançou nesta semana para a última fase da obra de modernização de seu sistema de drenagem. Iniciado há quase três meses, o serviço de melhorias conta com um investimento municipal de R$ 1,634 milhão.
Uma equipe atua desde 9 de outubro do ano passado na implantação de aduelas (peças pré-moldadas de concreto que facilitam o escoamento da água) no trecho final da avenida Targino Vilella Nunes, que é cortado pelo Rio Mandi.
A secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis, justificou a necessidade do serviço de modernização. “A tubulação antiga passou a ser insuficiente, pois com a urbanização ela perdeu sua capacidade hídrica de escoamento, ou seja, estava trabalhando em seu regime crítico, portanto não dava tempo da vazão ser escoada adequadamente. Além disso, a força das águas que percorrem o município é grande e leva consigo resíduos sólidos, que facilmente entupiam a abertura da antiga tubulação, fazendo o nível do canal aumentar e ultrapassar seu limite, inundando os bairros próximos”.
Além de ressaltar a importância da obra, a chefe da pasta pediu a colaboração da população para a prevenção de enchentes. “O uso das aduelas trará o benefício de aumento significativo para o escoamento, além de evitar o constante entupimento. A cidade toda será beneficiada, principalmente a zona urbana, pois o local da obra é um dos principais pontos de interferência no escoamento de vazão das junções das principais e maiores bacias da cidade, que deságua no Rio Paraíba. Ressaltamos que é preciso que a população tome consciência em não jogar lixo próximo ao leito dos rios”.
A expectativa dos técnicos da secretaria de Obras e Planejamento Urbano é de que o serviço de modernização do sistema de drenagem do Vila Nunes seja concluído até o fim de fevereiro deste ano.