Guará foca planos e debates com novo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Empossado no último dia 25, órgão define diretoria nesta quarta-feira; trabalho conta com apoio da Prefeitura e Câmara

Reunião com novos membros empossados do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Os trabalhos com foco no público PCD (pessoa com deficiência) já conta com uma nova estrutura para planos e debates. Novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram empossados no último dia 25, no gabinete do prefeito, Marcus Soliva (PL). Os 12 conselheiros titulares e suplentes que vão atuar neste biênio irão eleger a mesa diretora nesta quarta-feira (8).

Durante o evento foi destacado o papel dos conselhos nos municípios, como, um órgão deliberativo, fiscalizador e consultor, e que atua em parceria com os poderes Executivo e Legislativo. Além de Soliva, participaram do encontro o vice-prefeito Régis Yasumura (PL), o secretário de Governo, João Vaz e o vereador Fabrício da Aeronáutica (PL), que representou a Cãmara e preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Casa.

O atual presidente do conselho, Marcos Bento, destacou que desta vez, a eleição da mesa diretora deve eleger um conselheiro da sociedade civil para presidir o órgão. No total, 24 conselheiros, sendo seis representantes titulares do poder público, seis suplentes, seis representantes da sociedade civil e outros seis suplentes.

A composição do órgão conta com membros de secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Mobilidade e de segmentos como, movimentos sociais e instituições de pesquisa e ensino superior.

Com a implantação da comissão permanente para discussão de políticas para este público no Legislativo, Marcos Bento frisou que isso se concretizou devido à luta do conselho junto aos vereadores. “Eu acho interessante discutir as questões na Câmara ali, é a hora que a coisa acontece. A gente conhece o vereador, a gente conhece um conselho, quando participa das discussões”, avaliou. “Porque ficar de fora, só apontando o que deve ser feito e não participar, eu acho que fica muito vazio. Então, estar lá é muito importante para toda a cidade”, salientou.

Logo após o evento de posse, no último dia 26, foi realizada uma reunião na Câmara, entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa e os membros do conselho para debater pautas como acessibilidade, transporte e inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *