Flanelinhas são denunciados por ameaça, consumo e tráfico em Guará
Vídeos apresentados na Câmara mostram ação próxima ao posto do Poupatempo no Pedregulho
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Os motoristas que precisam estacionar no entorno da praça Brito Broca, no Pedregulho, já se acostumaram com a presença constante de flanelinhas no local. Atrás da praça, onde funciona o Poupatempo de Guaratinguetá, fica um supermercado, o que ajuda a aumentar o movimentação de veículos na área.
Segundo registros feitos pelo vereador Fabrício da Aeronáutica (PMDB), os flanelinhas ameaçam e coagem os motoristas e chegam até a fazer uso de drogas em plena luz do dia.
Quem trabalha na região, prefere não falar abertamente sobre a situação que se repete diariamente. Mas quem já precisou estacionar o carro próximo à praça Brito Broca confirma a intimidação por parte dos flanelinhas. “Chegam praticamente exigindo o dinheiro. Não dá para você ver o que acontece”, contou José Fabrício Graglia, morador do bairro Vila Alves.
Nas imagens apresentadas pelo vereador Fabrício da Aeronáutica através de um requerimento na última semana, é possível ver os flanelinhas atrapalhando o fluxo de veículos para oferecer vagas. O peemedebista passou dez dias na região, em horários diferentes, para fazer registros em fotos e vídeos. O requerimento foi apresentado no último dia 20.
“Com a implantação da Zona Azul na cidade, eles (flanelinhas) migraram para locais onde têm grande fluxo de veículos. O ponto do Poupatempo é um dos grandes centros de fluxo de carros. Essa migração fez aumentar o número de delitos na região, furtos de veículos, de baterias de carros, ameaça velada ao motorista que não permite que eles tomem conta do veículo. E quando ele volta, o carro está danificado”, revelou o vereador.
Nos documentos apresentados pelo peemedebista, o uso de drogas pelos flanelinhas em plena luz do dia na praça. Fabrício afirmou que presenciou a comercialização de entorpecentes no mesmo local.
Nos arquivos levados à Câmara, é possível ver que os flanelinhas manuseiam algo semelhante a um cigarro de maconha. “Eles fazem uso indiscriminado de drogas na região. Eu e a minha assessoria observamos eles utilizando as drogas em diversos dias. Tão logo eles recebem dos motoristas, eles vão até um cidadão que também fica por perto, compram a droga e vão para algum canto da praça, ou até mesmo na calçada, fazer uso da droga”.
O requerimento encaminhado ao Executivo pede que seja reforçada a segurança na região. Outro pedido é para a implantação da Zona Azul na praça Brito Broca e nas vias que dão acesso a ela. A Prefeitura tem 15 dias para responder.
Os registros em fotos e vídeos também foram encaminhados às polícias Civil e Militar.
Sim, nós que trabalhamos neste local sabemos que é complicado essa situação, mas com o pagamento de zona azul, como fica os funcionários tanto do supermercado e posto Poupatempo em relação ao pagamento de zona azul no local? Não ganhamos suficiente para pagar estacionamento que existem no local e com a zona azul além de gerar custos ao cidadão, gerará aos funcionários prejuízos no final do mês, principalmente com essa crise que nosso País está passando.
Veja bem o tráfico deve sim ter uma repreensão mas não com zona azul!!!!