Campanha contra HPV se intensifica com doses permanentes na região
Unidades de saúde devem disponibilizar a vacina; cerca de 54,6% dos jovens entre 16 e 25 anos estão infectados no País
Da Redação
Regional
Doses da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) estão disponíveis nas unidades de saúde de toda a região. O Ministério da Saúde alertou, no início do mês, para a necessidade da vacinação, que conta agora com disponibilização permanente.
De acordo com a secretaria Estadual da Saúde, cerca de 104 mil adolescentes e pré-adolescentes ainda precisam ser imunizados. A faixa etária para a imunização é entre 9 e 14 anos para as meninas e de 11 a 14 anos para os meninos.
No Brasil, cerca de 54,6% dos jovens entre 16 e 25 anos estão infectados, de acordo com levantamento do Ministério.
O processo de imunização é dividido em duas etapas: a primeira com aplicação seis meses antes da segunda. Do total de menores que precisam ser vacinados, cerca de 48 mil garotas e 57 mil garotos, precisam ainda receber a primeira dose.
A vacina contra o HPV foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação desde 2014. Nesses quatro anos, o trabalho atingiu 45,1% da população-alvo feminina integralmente imunizada. Já a taxa masculina, que está em dia com a dose, é de 13,1%.
A medida é capaz de prevenir verrugas genitais e diversos cânceres que atingem ambos os sexos, como no colo de útero e vagina para as mulheres e outros do sexo masculino, como de próstata e pênis.