Saúde de Cruzeiro confirma primeiro caso de Mpox

Mais três registros suspeitos são investigados pela Vigilância Epidemiológica; paciente está isolado

Feridas são um dos sintomas apresentados pela contaminação da doença; Cruzeiro confirma caso (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Cruzeiro

A secretaria de Saúde de Cruzeiro confirmou, na última terça-feira (17), um caso de Mpox na cidade. O paciente recebeu o resultado positivo do teste enviado ao Instituto Adolfo Lutz. Outros três registros suspeitos aguardam resultado do exame laboratorial.

Segundo boletim da secretaria, o paciente é morador no bairro Vila Paulo Romeu, está no décimo quarto dia de isolamento e suas condições são boas. A Vigilância Epidemiológica já entrou em contato com a família para orientação e acompanhamento do caso.

No final de agosto, a secretaria de Saúde informou que Cruzeiro registrou três casos de pacientes suspeitos para Mpox. Dois homens e uma mulher que estavam em isolamento domiciliar, aguardando laudo do Instituto Adolfo Lutz. “Esses três casos foram descartados, o exame deu negativo. O caso confirmado foi um outro registro. E também temos mais três casos suspeitos”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Carlos Henrique Mendonça.

A Vigilância Epidemiológica revelou que, por se tratar de uma doença infecto contagiosa, com um risco de alta transmissibilidade, é importante observar os cuidados recomendados para que não haja disseminação da doença. “Em caso de apresentação dos sintomas, como febre e erupções cutâneas, contato com algum paciente suspeito ou que tenha viajado nos últimos 21 dias, o paciente deve procurar o Pronto Socorro da Santa Casa onde é possível iniciar o protocolo de atendimento”, orientou Carlos Henrique.

O coordenador ressaltou ainda que caso o paciente seja atendido em alguma unidade de saúde, os profissionais da rede primária de atenção foram habilitados para fazer a abordagem do paciente.

Lorena – A Vigilância Epidemiológica de Lorena informou que aguarda o resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz de um novo caso suspeito de Mpox. Em agosto, a Vigilância confirmou o primeiro caso na cidade. Um homem de 25 ficou em isolamento domiciliar durante o tratamento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *