Prefeituras investem no sistema Sesi nas redes públicas de ensino
Parceira com orgão da Fiesp amplia capacitação dos profissionais da educação e esporte; após Areias, Cruzeiro deve assinar
Cruzeiro
Na área de esporte, o programa “Atleta do Futuro” já atua há pelo menos um ano em cidades da região.A secretária de Educação de Areias, Fátima Aparecida de Souza, contou sobre a mudança da formação nas escolas. “Teve uma boa aceitação. Areias tinha um sistema próprio de ensino, e o sistema Sesi é diferenciado por ser um formato conceituado. Ele foi implantado devido a grande preocupação com a melhoria na Educação”.Fátima afirmou ainda que os resultados concretos da troca, nas três escolas municipais de ensino infantil e fundamental, só devem ser percebidos em longo prazo.
O diretor do Sesi de Cruzeiro, Omar Augusto Miquinioty Junior, explicou o funcionamento do formato. “O ensino público, infantil e fundamental 1 e 2 recebem a metodologia do Sesi. A mesma apostila que usamos aqui será usada nas redes públicas municipais. Esse sistema não é só material didático, é também para a capacitação de gestores, coordenadores e professores de escolas”.
A aplicação do projeto tem como objetivo desenvolver a mesma visão de gestão e procedimentos da instituição para todo o sistema administrativo das escolas municipais.
As qualificações são realizadas durante o ano e diretamente nos locais de aplicação. “Essa capacitação dos professores, gestores e toda a secretaria de Educação é dada pelos especialistas do Sesi. Eles vêm de São Paulo para dar a aplicação a todos nós aqui”, completou Fátima.
Cruzeiro e Arapeí também serão as próximas cidades a modificar o cenário educacional das redes públicas. O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel (SD), comentou a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade. “Sesi já é um grande parceiro nosso em modalidades esportivas. Agora, estamos iniciando na educação, para implementar o sistema na nossa rede municipal de ensino”.
Atleta do Futuro – Na jurisdição do Sesi de Cruzeiro, pelo menos 12 cidades têm o projeto em andamento. O convênio esportivo tem como objetivo disseminar o conhecimento aos jovens entre 11 e 17 anos sobre as modalidades olímpicas, e de acordo com cada administração, a vocação que desejam aplicar na cidade. “As prefeituras entram com o espaço físico, material e o técnico que dará a aula, o Sesi dá o suporte da metodologia, os uniformes para os alunos e a capacitação dos profissionais”, explicou o diretor do Centro de Atividades.
Entre essas cidades aderidas estão Cruzeiro, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Queluz e São José do Barreiro. O projeto atua há pelo menos um ano.
Expansão – No mês de junho, o Jornal Atos já havia anunciado a autorização da construção do novo complexo educacional em Lorena. As obras têm previsão para começar ainda este mês. O valor do investimento supera os R$13 milhões.
O terreno recebe atualmente o corte de árvores isoladas e de fragmentos de vegetação, trabalho que deve terminar na próxima semana. A área, localizada à rua Epitácio Santiago, na região central da cidade, foi doada pela família da vice-prefeita Marietta Bartelega (MDB) à Prefeitura em 2012, e repassado há dois à instituição.