Fechamento da Unimed Cruzeiro deixa pacientes sem plano de saúde e oitenta funcionários sem emprego
ANS pega cidade de surpresa; agência nacional projeta transferências de beneficiários para outras prestadoras
Rafael Rodrigues
Cruzeiro
A Unimed de Cruzeiro já dava sinais de que poderia fechar as portas a qualquer momento, mas essa semana foi surpreendida com decreto de liquidação extrajudicial da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) na última segunda-feira, deixando aproximadamente 12 mil beneficiários sem plano de saúde e engrossando a fila de desempregados no município, já que os oitenta funcionários da operadora foram dispensados do trabalho.
A dentista Rafaella Mariano está na lista das pessoas que estão sem assistência médica. Ela teve três graves problemas de saúde nos últimos anos, entre eles um câncer na tireoide, e desde então faz tratamento e a cada três meses precisa fazer exames de acompanhamento. “Eu tenho que fazer exames para acompanhar e saber se tive alguma reincidência. Fiz um recentemente e tinha, e inclusive eu tenho que pegar o resultado hoje (quarta-feira), mas não sei mais o que vou fazer”.
Rafaella ficou surpresa com a situação, já que recentemente alguns funcionários disseram a ela que a situação, mesmo que precária, estaria resolvida ainda essa semana. “Na sexta-feira eu tinha um exame marcado. Iria fazer uma colangioressonância, já autorizada pela empresa, mas chegando pediram para eu voltar outro dia, e agora está tudo fechado”.
Além de Cruzeiro, o laboratório da rede, em Cachoeira Paulista (ligado à agência da cidade vizinha) também foi fechado.
Resposta – Em nota, a ANS esclareceu que tomou a decisão devido ao estado de insolvência da operadora, e em razão da descontinuidade de suas atividades sem a adoção de medidas para a transferência de sua carteira de beneficiários para outra operadora, conforme determina a legislação do setor.
De acordo com a agência, a Unimed Cruzeiro estaria encerrando suas atividades sem dar as devidas garantias de pagamentos de dívidas à rede prestadora de serviço, e que também não estaria oferecendo nenhum tipo de assistência aos beneficiários.
Portabilidade – A ANS explicou que com a portabilidade de carências, os beneficiários da operadora poderão escolher qualquer plano de saúde disponível no mercado para fazer a transferência.
Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a portabilidade ou estiverem enfrentando problemas de atendimento devem registrar reclamação junto à ANS através dos canais de atendimento.
Ainda de acordo com a ANS, “os beneficiários que estiverem com as mensalidades em dia têm direito ao serviço prestado, ou seja, se já houve a realização de um exame, o prestador deve fazer a entrega do resultado ao beneficiário”.
Nossa, muito ruim isso do plano de saúde.
gostei muito do seu site. parabéns pelo conteúdo
gostei muito do seu site. conteúdo muito interessante
Interessante o artigo, bem realista e atual! Parabéns
Bem interessante esse post.
Gostei do conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.
Acesse tambem nosso site para contatos.
saudações.