Cruzeiro mapeia bairros com mais vítimas da Covid-19
Jardim América lidera número de mortes; com 105 infectados, cidade entra para grupo que rastreia contaminações por localidades
Lucas Barbosa
Cruzeiro
A Prefeitura de Cruzeiro divulgou na última sexta-feira (3) o mapa que revela a distribuição por bairros dos casos de mortes e de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) registrados no município. Em situação mais preocupante, o Jardim América reúne 40% das vítimas fatais da doença.
Buscando alertar as famílias de Cruzeiro sobre o avanço da pandemia, a secretaria de Saúde pública diariamente o boletim epidemiológico de registros de Covid-19 e quinzenalmente o mapa detalhado das regiões com maior incidência de casos.
De acordo com a Prefeitura, dos nove pacientes mortos pelo novo coronavírus até a tarde da última sexta-feira, cinco eram moradores do município e quatro de cidades vizinhas, que tem como referência médica de internação a Santa Casa de Cruzeiro.
O mapa revela que do grupo de vítimas residentes, dois moravam no Jardim América. O bairro conta também com um morador diagnosticado com a doença em isolamento domiciliar e seis aguardando os resultados de exames.
Os três demais óbitos de cruzeirenses ocorreram nos bairros: Lagoa Dourada, Pontilhão e Vila Suely.
O levantamento da Prefeitura aponta ainda que os bairros com mais pacientes infectados, e que permanecem em isolamento, são: Jardim Paraíso (5), Ana Rosa (3), Vila Paulo (2), Centro (1), Lagoa Dourada (1), Parque Arminda (1), Vila Paulista (1), Washington Beleza (1), Vila Batista (1), Vila Paulista (1) e Vila Romana (1).
Publicado na tarde desta terça-feira (7), o boletim da Vigilância Epidemiológica revela que o número de moradores mortos pela Covid-19 chegou a sete, dois a mais do que o informado no mais recente mapa. Já o número de infectados, é de 105.
A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Cruzeiro informações pessoais sobre as novas vítimas, principalmente sobre os bairros em que residiam, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.
Região – Além de Cruzeiro, quinzenalmente as prefeituras de Guaratinguetá e Lorena publicam mapas que revelam a distribuição por bairros dos casos confirmados de Covid-19.
Divulgado na tarde desta segunda-feira (6), o levantamento da secretaria de Saúde de Guará informa que as sete vítimas fatais da pandemia, moravam nos bairros: Centro, Parque São Francisco, Pedreira, São Benedito, São Manoel, Vila Paraíba e Tamandaré.
Já os três pontos com maior incidência de infectados foram: São Dimas (12), Jardim do Vale I (10) e Nova Guará (9).
O mais recente mapa epidemiológico de Lorena, divulgado no último dia 1, revela que os sete óbitos ocorreram nos bairros: Cabelinha (2), Bairro da Cruz (1), Cidade Industrial (1), Vila Geny (1), Vila Hepacaré (1) e Vila Rica (1).