Ataques com citação a drogas e contas bloqueadas marcam debate de Cruzeiro na Rádio Pop
Corrupção, mau uso do dinheiro público, crise da segurança e captação de água são destaques no quinto encontro promovido pela emissora
Andréa Moroni
Cruzeiro
Dando continuidade à série de debates com candidatos às prefeituras da região, a Rádio Pop da Rede Aparecida de Comunicação, reuniu, nesta quinta-feira (19), os postulantes de Cruzeiro. Participaram Diego Miranda (Novo), Wagneriano de Lima Moreira, Fafá (PDT), Kleber Silveira (PL), Pastor Gerson (DC).
Em meio às trocas de acusações sobre corrupção na atual gestão e falta de fiscalização por parte dos vereadores atuais, questões consideradas prioridades também foram pautas do encontro.
A cidade é uma das mais violentas da região. Sobre a segurança, Diego Miranda disse que sua proposta é fortalecer a GCM (Guarda Civil Municipal), com viaturas atuando 24 horas na prevenção de crimes. Para Fafá, a segurança está ligada à falta de oportunidades aos jovens e crianças, por isso, ele pretende investir em educação e qualificação, além de reforçar a GCM.
Pastor Gerson disse que falta polícia ostensiva na cidade e que, por isso, os jovens estão sendo assassinados a luz do dia. Já Kleber Silveira disse que com a implantação do COI (Centro de Operações Integradas), os índices de criminalidade melhoraram, mas ainda é preciso melhorar a segurança. Ele pretende contratar mais sessenta GCM’s, colocar um posto avançado da guarda em cada região da cidade e implantar a atividade delegada.
Durante todo o debate, Pastor Gerson e Kleber Silveira trocaram acusações sobre contas rejeitadas e bens penhorados pela Justiça, o que foi negado pelo candidato do PL. Já Diego Miranda desafiou Kleber a fazer um teste toxicológico para “provar” que ele “não é usuário de drogas”.
Uma das questões mais debatidas foi a proposta de Kleber Silveira de captar e tratar água do Rio Paraíba. Segundo ele, essa ação serviria para abastecer um futuro polo industrial na cidade. Fafá e Diego Miranda se posicionaram contra a proposta porque, segundo eles, o Rio Batedor, de onde é feita a captação atual, é suficiente para o município.
No final do Debate, Fafá avaliou que o encontro foi importante para esclarecer a população sobre as propostas dos candidatos. “O que analisamos na cidade hoje é a corrupção do governo atual que empobrece a população”.
Já Kleber Silveira disse que no debate ficou bem claro quem trouxe propostas e serviços prestados. “Acho que foi muito positivo. Eu fui o único que apresentou propostas que serão implantadas no meu governo”.
Pastor Gerson disse que o debate foi importante para o ouvinte escolher a melhor proposta. “E nós temos a melhor proposta e uma delas é na área de segurança, tão importante para município”.
Para Diego Miranda o debate foi possível apresentar as principais diretrizes. “Sabemos que é uma luta que não é fácil, mas a população está do nosso lado. Nós pedimos que os eleitores estudem as propostas dos candidatos e escolham o que for melhor para a cidade”.