Cachoeira tenta zerar fila de espera por consultas oftalmológicas

Prefeitura realiza mutirão até o próximo dia 1; iniciativa prevê atendimento a duzentos pacientes

Atendimento oftalmológico; mutirão deve atender duzentos moradores (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
Cachoeira Paulista

Na tentativa de reduzir a fila de espera por atendimentos oftalmológicos em Cachoeira Paulista, a Prefeitura iniciou um mutirão de consultas da especialidade médica. A expectativa é de que duzentos moradores sejam atendidos ao longo dos 11 dias da ação.

De acordo com a Prefeitura, o mutirão de consultas, que teve seu pontapé inicial dado na última segunda-feira (22), será realizado até o próximo dia 1.

Os atendimentos ocorrem na clínica da médica oftalmologista Priscila Coelho, que fica na rua 7 de Setembro, na região central da cidade. Vencedora do processo licitatório, a profissional foi contratada através de um investimento municipal de R$ 36 mil.

Segundo o Executivo, os pacientes estão sendo convocados para o mutirão através de ligações telefônicas ou pessoalmente por meio de agentes comunitários de saúde. Cadastrados no sistema da Croos (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), os moradores haviam solicitado atendimento oftalmológico junto às 12 ESF´s (Estratégias de Saúde da Família) da cidade, sendo parte deles há mais de um ano. 

De acordo com a secretária de Saúde, Beatriz Teberga, nas consultas os pacientes serão submetidos ao exame ocular, capaz de identificar problemas de visão, como a miopia, e doenças, como a catarata e o glaucoma. A chefe da pasta ressaltou a importância do mutirão e as melhorias que serão geradas através dele. “Essa iniciativa irá suprir a demanda reprimida que estava registrada no sistema Croos. Já que o mutirão oferecerá atendimento a todos os pacientes que estão na fila há um bom tempo, acreditamos que após sua conclusão se tornará muito mais ágil o processo de agendamento de novas consultas oftalmológicas, possibilitando que o morador tenha acesso ao médico num prazo de até um mês”.

Após a finalização do mutirão, a médica contratada informará a Prefeitura sobre os pacientes que necessitarão realizar exames ou procedimentos mais complexos. Caso seja constatada uma alta demanda específica, como por exemplo para operações de catarata, o Município estudará a viabilidade da realização de outro mutirão.

O mutirão de consultas oftalmológicas é o segundo realizado na cidade neste ano, sendo que o primeiro foi de exames de ultrassom, que atendeu cerca de mil moradores. Segundo a secretária de Saúde, em breve deverá ocorrer um mutirão de consultas psiquiátricas, que atenderá cerca de 350 pacientes, sendo que o processo licitatório para a contratação dos médicos já foi aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *