Prefeitos do Vale Histórico se mobilizam na tentativa de garantir recursos barrados
Lideranças municipais traçam estratégias para reaver verbas estaduais garantida em 2018
Leandro Oliveira
Regional
Após a suspensão de repasses na ordem de R$ 27 milhões para projetos ligados ao turismo de cidades da região, prefeitos do Vale Histórico estão otimistas para recuperar os investimentos prometidos para o turismo. Uma reunião com as lideranças da secretaria de Turismo do Estado pode destravar as negociações pela recuperação dos recursos. Lavrinhas se tornou Município de Interesse Turístico nesta semana, e outras cidades estão se movimentando para atrair repasses para o setor.
Há duas semanas o governo de São Paulo, encabeçado por João Doria (PSDB), suspendeu repasses garantidos em 2018 pelo então governador Márcio França (PSB). O Governo do Estado alegou que não haviam receitas orçamentárias que garantissem a aplicação dos convênios. Em todo o estado foram 35 cidades consideradas estâncias turísticas e outros sessenta MIT’s.
Nesta semana, prefeitos e representantes de cidades do Vale Histórico estiveram em Guaratinguetá para o lançamento de um programa de incentivo ao turismo na região. O prefeito de São José do Barreiro, Alexandre Braga (MDB), afirmou que os municípios precisam se unir para recuperar o investimento prometido. “Isso é muito triste. Nós somos um local muito esquecido e abandonado, e ainda vem essa notícia. Nós estamos tentando reverter. Eu faço parte da Aprecesp (Associação das Estâncias Turísticas), e estamos tentando reverter isso”, afirmou. “Neste sábado teremos a primeira reunião com o secretário de Turismo do Estado. A reunião é só para as cidades que são estâncias turísticas, e nós estamos tentando dialogar com o secretário e com o governador para recuperar o investimento”, relatou ao Jornal Atos.
O discurso de Braga é parecido com o de Laurindo Joaquim Garcez (PSDB), prefeito de Queluz. O tucano afirmou que a região tem alto potencial turístico devido ao conteúdo histórico das cidades e fazendas. Para o chefe do Executivo, apesar de pequenos, os municípios já se preparam para receber os visitantes. “Só faltam da nossa região Arapeí e Silveiras, que estão sendo analisadas pela secretaria de Turismo para se transformarem em MIT’s. Tenho certeza que elas vão se enquadrar no programa. Temos duas estâncias que são Bananal e São José do Barreiro, e a nossa região será muito voltada para o turismo”, afirmou o prefeito, que explicou ainda que os preparativos para o Carnaval de Queluz estão na reta final.
A reunião entre os prefeitos e o secretário de Turismo do Estado, Vinícius Lummertz, está marcada para hoje, em Águas de Lindoia, onde será realizado um evento destinado a discussões sobre o setor.