Márcio França entrega título de MIT e recebe cobrança por atenção na saúde de Aparecida

Acionado por presidente da Câmara, governador promete maior investimento na rede pública; Cachoeira Paulista e Queluz ampliam grupo de municípios da região atendidos no turismo

Acompanhado por prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, o governador Márcio França apresenta propostas para cidades (Foto: Leandro Oliveira)
Acompanhado por prefeitos, vereadores e lideranças políticas, Márcio França apresenta propostas (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Aparecida

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), esteve em Aparecida na última segunda-feira para cumprir agenda política. França recebeu o título de cidadão honorário aparecidense e entregou certificados de MIT (Município de Interesse Turístico) a cinco prefeitos do Vale do Paraíba. Durante longa cerimônia, o governador foi cobrado publicamente pelo presidente da Câmara de Aparecida sobre investimentos emergenciais para a saúde municipal.

Pré-candidato ao governo do Estado, França assumiu a vaga de Geraldo Alckmin (PSDB), que disputará as eleições presidenciais. Com boa relação junto aos prefeitos da região, ele aproveitou o compromisso para tentar se aproximar do eleitor local.

Ao longo da cerimônia, o governador garantiu novos investimentos para a região, recebeu a placa de cidadão aparecidense e entregou os títulos do MIT à Cachoeira Paulista, Paraibuna, Queluz, Monteiro Lobato e Jacareí, além de Igaratá, que fica na região bragantina. “Esses municípios passam a receber recursos do Governo do Estado para fortalecer o turismo”, salientou.

O protocolo, habitualmente feito de maneira dinâmica e ligeira, dessa vez foi extenso. Ao menos cinco deputados e ex-deputados fizeram uso da palavra, além do prefeito de Aparecida, Ernaldo César Marcondes (MDB) e do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Marcondes (PV). Foi justamente do líder do Legislativo a fala mais importante.

Marcelo Marcondes cobrou investimentos imediatos na saúde de Aparecida. “Visitei a Santa Casa e vi que a gestão do Estado, do Frei Bartolomeu, vem sendo humanizada e bem acompanhada, porém as contas não fecham. Isso me preocupa, pois Aparecida recebe mais de 12 milhões de visitantes por ano e tem um compromisso de realizar um bom serviço aos turistas e aqueles que vivem aqui. Apenas 12% do atendimento é de munícipes da nossa cidade”.

Após o evento, o governador confirmou que já havia sido solicitada injeção de mais recursos para a saúde do município, pedido feito pelo prefeito. “Vamos dar uma atenção maior para a Santa Casa. O frei tem se esforçado e eu vou avaliar e definir qual formato de financiamento ele precisa, para ajudar, pois trata-se de um hospital que recebe muitos turistas e moradores. Vamos colaborar”, destacou.

Além da possibilidade de liberação de recursos, há outro diálogo sobre uma nova reestruturação da saúde da região. A solicitação feita pelo chefe do Executivo de Aparecida é para que haja uma divisão de atendimentos entre os municípios e cada caso seja direcionado para uma cidade que tenha maior demanda desse tipo de atendimento.

Pauta – Márcio França participou ainda da inauguração da revitalização da avenida Zezé Valadão e da revitalização de cinco rotatórias da cidade, onde foram instalados monumentos artísticos remetentes aos milagres de Nossa Senhora Aparecida.

Mais MITs – Com a nomeação de Cachoeira Paulista e Queluz, a sub-região 3 da RMVale passa a contar com três cidades com o título de Município de Interesse Turístico. A primeira a garantir a nomeação foi Cruzeiro, em outubro de 2017. Outras cidades que buscam o MIT são Lorena, Potim e Pindamonhangaba. O título garante um aporte de até R$600 mil para investimentos no turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *