Ex-assessora assume Saúde de Aparecida após saída de Laine

Ana Caroline Sbrana deve permanecer até o fim de 2020; falhas na rede são primeiras missões em polêmico setor

O Pronto atendimento de Aparecida; secretaria de Saúde tem nova liderança na cidade (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

Envolta a polêmicas neste ano, a saúde municipal de Aparecida fechou 2019 com uma nova nomeação. Ana Caroline Sbrana assumiu o cargo de secretária, na vaga aberta após afastamento e aposentadoria de Maria Eliane Pereira, a Laine. A nova secretária, antes de tomar posse, era assessora de gestão da pasta.

Laine foi afastada do cargo no último dia 12, em um processo investigado pelo Ministério Público que apura irregularidades na Saúde. À época, a Prefeitura emitiu uma nota informando que “a decisão judicial que determina a exoneração da secretaria de Saúde será cumprida”. O pronunciamento informava também que a ação é referente a 2013 e 2014, e que “não há envolvimento da atual administração”.

Exonerada, Laine deixou a vaga para Caroline Sbrana, que assumiu na última semana. “A proposta é essa, que a gente permaneça em parceria com a prefeita enquanto for da vontade dela”, concluiu a secretária, ao ser questionada se permaneceria até o fim do mandato da prefeita em exercício Dina Moraes (PDT).

O Pronto Atendimento de Aparecida é terceirizado e gerido pela organização social Anaesp (Associação Nacional de Apoio ao Ensino, Saúde e Políticas Públicas de Desenvolvimento), em contrato emergencial que teve início em outubro e segue até março. O serviço enfrenta reclamações como a de fila de espera no atendimento a pacientes. “Infelizmente, extrapolava um pouquinho (a demora na fila de espera). Tinham pacientes que aguardavam uma semana, dez dias para fazer um atendimento de ortopedia, uma cirurgia. Hoje não, hoje vai ser automaticamente. O paciente dá entrada e a Santa Casa absorve a demanda e dá início ao procedimento”, explicou a secretária.

De acordo com Caroline, os serviços prestados pela organização social são satisfatórios e o Pronto Atendimento conta com equipe completa de enfermagem, médicos de plantão, materiais e medicamentos.

Investimento – Na última semana foi assinada a liberação de recursos na ordem de R$ 496 mil para a Santa Casa de Aparecida. A verba é destinada para ampliação dos atendimentos de ortopedia. Segundo a secretária, com o investimento, não haverá mais longas esperas para atendimentos de ortopedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *