Candidatos dão a largada oficial na campanha eleitoral

Luta para assumir prefeituras da região tem tradicionais nomes de Lorena, figuras de olho em vagas de governos com alta aprovação e onze concorrentes em Ubatuba

Santinhos no chão e filas nas eleições municipais de 2020; quatro anos depois, campanha oficial dá início a período de busca por votos na região (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

Foi dada a largada na disputa oficial pelos cargos de prefeitos e vereadores em todo país. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), candidatos estão nas ruas e redes sociais, com destaque para confrontos de nomes tradicionais como em Lorena e a divisão da trinca da direita (Republicanos, PL e PSD), em Guaratinguetá. A sexta-feira (16) marcou o primeiro dia da campanha eleitoral oficial. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou propagandas com pedidos de votos, com divulgação nas ruas e na internet (propaganda geral). O horário eleitoral gratuito de rádio e TV terá início no final do mês. Até o dia 6 de outubro, data da eleição deste ano, a região promete disputas acirradas. Confira os candidatos que vão movimentar a corrida das urnas!

Lorena – A cidade tem três candidatos a assumir a Prefeitura no dia 1 de janeiro de 2025. O atual prefeito, Sylvio Ballerini (PSD), membro de uma das famílias mais ligadas à política da cidade, tenta a reeleição e conta com uma ex-adversária como vice, a empresária Marietta Bartelega (MDB). Ballerini venceu Marietta na disputa de 2020 e chegou ao poder após três tentativas. Outro nome de peso na história política de Lorena é Fábio Marcondes (Republicanos). Ex-prefeito entre os anos de 2013 e 2020, ele quer voltar ao comando da administração municipal e conta com a vereadora Wanessa Andréa (União Brasil) como candidata a vice. Além dos conhecidos nomes tradicionais, a administradora Paula Sennes (PSB) também está na disputa. Ela entrou em sua primeira eleição e tem o advogado Marcos Sá (PSB) como vice.

Guaratinguetá – A Terra de Frei Galvão promete uma eleição marcada por disputa acirrada entre três grupos que dividem a atenção da direita no estado. Os partidos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado e homem forte na política de Tarcísio, Gilberto Kassab (PSD) e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na tentativa de sucessão o grupo do prefeito Marcus Soliva (PL) aposta no atual vice Régis Yasumura (PL), com João Vaz (União Brasil) como vice. No partido de Kassab, o ex-prefeito Júnior Filippo (PSD) quer a caneta de volta após 12 anos. Ele foi prefeito entre 2005 e 2012. Como vice, apostou no empresário Bruno Santos (MDB). Recordista de votos entre os parlamentares eleitos em 2020, a vereadora e jornalista Dani Dias é a candidata do Republicanos para a disputa em Guaratinguetá. Ela terá o médico Matheus Galhardo (Republicanos) como candidato a vice nas urnas. Outras duas candidaturas com chapas marcam a presença da esquerda no pleito. O historiador Thales Gayean é o candidato a prefeito pelo PSOL, com a candidata a vice, Professora Rosana, do mesmo partido. Também com nomes de um único partido, o engenheiro Fábio Selles e a jornalista Lúcia Helena Issa disputam a eleição pelo PT.

Pindamonhangaba – Outra cidade com o atual prefeito fora da disputa, tem quatro nomes para o posto ocupado por Isael Domingues (PL). Seu atual vice, Ricardo Piorino (PL) vem em uma dobradinha com o ex-vereador e advogado Rafael Goffi (Republicanos). Pelo PSD, chapa pura com o candidato a prefeito Paulo Sérgio Torino e o ex-chefe do Executivo e candidato a vice Vito Ardito. Um dos principais nomes da oposição, o vereador Herivelto Vela (PT) tenta o cargo com apoio de outro ex-prefeito, João Ribeiro (PSB). Fechando a lista de candidaturas, o administrador Giovanni Nicoletti (Novo) tem o biomédico Fabio Bardella (Novo) como vice.

Cruzeiro – Também com quatro nomes, a cidade do atual prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) terá o engenheiro Kléber Silveira (PL) como candidato da situação e seu candidato a vice, o radialista Zé Rogério (PSD); o vereador Diego Miranda candidato a prefeito pelo Novo, com Juarez Juvêncio, candidato a vice pelo Podemos. Também vereador, Wagneriano Moreira, o Fafá (PDT) é candidato com o Professor Kleber (Rede) como vice. Pelo partido Democracia Cristã, chapa pura com Pastor Gerson para prefeito e Ailton Jacaré para vice-prefeito.

Aparecida – Uma das cidades mais complexas em disputa, Aparecida tem o atual prefeito Luiz Carlos Siqueira, o Piriquito (Podemos) na disputa. Ele tem Vantuil Siqueira Santos (Podemos), como candidato a vice. Uma das figuras mais folclóricas da política, o ex-prefeito José Luiz Rodrigues, o Zé Louquinho (PL), volta à disputa pela Prefeitura ao lado do candidato a vice, o Professor Wesley Mota (PL). Outras duas candidaturas são de João Vicente (Republicanos) e sua vice Cida Castro (Republicanos), além do vereador Xande Rangel (PSD) candidato a prefeito com seu vice, o médico Marcelo da Santa Casa (Progressistas).

Entre as outras cidades da região, a disputa tem Cachoeira Paulista com sete candidatos: Aurélio da Farmácia (Republicanos) com Dr. Gabriel (União Brasil) para vice; o ex-vereador Breno Anaya (PP) com seu candidato a vice Dr. Joaquim (PL); Dimas Satin (PRTB) e Julius Azevedo (PRTB) como vice; Engenheiro Fernando Hummel (PSDB) na disputa para prefeito com Márcio Mendes (PSDB) como vice; a chapa pura pelo DC com Pastor Rodolfo e Evangelista João Paulo; e outros dois com destaque na política atual da cidade, o prefeito cassado neste ano, o empresário Antônio Carlos Mineiro (Avante), com Thales Satim (Avante) e o atual prefeito, que assumiu no lugar de Mineiro, o médico Ailton Vieira (PSD), que tem Guilherme Marcondes (PSD) para vice. Confira outras disputas:

Canas – Gustavo Lucena (MDB) com a vice Anália Bruno (PL); Lucemir Amaral (PSD) e Téo Bilard (PSB) vice.

Cunha – Outras duas candidaturas, Rodrigo do Neto (PL) e Ilson Ledoino (PSD), que disputam com Zé Éder (Republicanos) e Heitor (MDB).

Caraguatatuba – Antônio Carlos (PSD) e Serjão Braz (Podemos); chapa pura com Baduca (PL) e Professora Marcia Paiva (PL); Coronel Stanelis (Progressistas) e Dr. André Souza (Democracia Cristã); Fábio Ferreira (PDT) e Ladisla Coelho (PDT); Neto Bota (União Brasil) com Zé Ernesto (Republicanos). Piquete – Disputa entre duas campanhas. O atual prefeito Romulo Kazimierz, o Rominho (PSD) e Christian Uchoa (Republicanos) para vice; o vereador Professor Mateus Tomazi (PSB) e Rodrigo Marreco (PRTB).

Potim – Emerson Kiogi Tanaka (MDB) e Dal Andrini (Progressistas); Dr. Randolfo (Mobiliza) e o candidato a vice Nivaldo Lopes(Mobiliza); Marcio de Siqueira (Republicanos) com Márcio de Cássio, o Marcinho (Republicanos); e Neia da Saúde (PL) e seu candidato a vice Professor Gilmar (PSD).

Silveiras – O ex-prefeito Edson Mota (PL) anunciou a candidatura em chapa pura com seu vice Luís Fernando Mota (PL); o governista Carlinhos do Posto (Republicanos) tem como candidato a vice Felipe Nery (Republicanos) e pelo PT, o candidato a prefeito Dr. Zildinei e a vice Valma Celina.

Ubatuba – A cidade tem quase um time de futebol de candidatos a assumir a Prefeitura. A atual prefeita Flávia Pascoal (PL) tenta a reeleição com seu candidato a vice Coronel Barreto (PL); Cristina Prochaska (PSOL) com Luiz Rene (PSOL); Ednelson Prado (Agir) e sua vice Juliana Piza (Agir); Major Franco (PSDB) é candidato ao lado de Tenente Coronel Alexandre (PSDB); Gerson Florindo e Nalva Barbosa em chapa pura pelo PT; Gilson Rocha (Solidariedade) e o vice Dr. Paschoal (Solidariedade); o atual vice-prefeito Márcio Maciel (MDB) e o seu vice Leonardo da Infra (MDB); Padre Marcelo (Novo) e Alex da Saúde (Podemos); Professor Arnaldo (PSB) candidato com Serjão (PSB); o ex-prefeito Delcio Sato (PSD) e seu vice Zé Reis (Republicanos); além da candidatura de Vinicius Vasconcellos (PRTB) com seu vice Rodney Ferraz (PRTB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *