Política a conta-gotas…

Marcus Soliva

Mosca na sopa

A votação que barrou o pedido para uso de R$ 23 milhões remanescentes de empréstimo do Finisa em Guará, tirou o sono do prefeito Marcus Soliva. A expectativa dele era contar com a verba para uma série de obras e ações para os próximos meses, em planejamento visto como essencial para o vice Regis. Mas sete vereadores, capitaneados por Arilson Santos, estragaram a festa. Para Soliva, coube um vídeo atacando a oposição e a motivação política. Ou seja, bem -vindos à eleição 2024 em Guará…

 

 

 

 

Duas vias
Se confirmar o retorno do ex-prefeito de Canas, Lucemir do Amaral, na disputa de 6 de outubro, os eleitores por enquanto terão duas alternativas mais expressivas para escolher: ele, que já mostrou no passado do que é feito em termos de gestão pública, versus Gustavo Lucena, que se mostra cheio de planos e projetos para fazer a cidade crescer.

 

Termômetro
Falando em Canas, o pessoal da política acredita que pelo fato da atual prefeita Silvana Zanin ter desistido da reeleição – se é que realmente desistiu – a próxima Prefeitura já tem dois nomes esquentando as turbinas: Gustavo Lucena, o mais comentado até o momento, e Lucemir do Amaral. Há quem aposte em mais dois concorrentes.

 

Operação cirúrgica
Circula pelos corredores da municipalidade que ‘aquela fase’ de uma administração onde o pessoal começa apagar cigarros na xícara do prefeito pode ser precoce em Guaratinguetá. E se confirmar que o ‘braço forte’ da Prefeitura pretende pular do barco antes do prazo eleitoral, aí que a situação vai agravar. Como diz o ditado: os sobreviventes que lutem…

 

Pressão ou depressão?
Comenta-se nos corredores da Assistência Social de Cruzeiro que a decisão inesperada de Eduardo Ferreira em lançar sua pré-candidatura a vereador incomodou ‘gente grande’ no entorno do gabinete. Segundo os periféricos, o arrepio que sentiu a secretária da pasta cheirou concorrência para a vereadora Sandra Cunha, que acionou a primeira-dama. Não demorou para a ambição de Eduardo contrair uma dor de cabeça política…

 

 

Dilema ideológico
Se estava difícil para o vereador Fafá enfrentar suas turbulências pessoais, imagine agora ter de administrar sua relação instável com seu público ligado aos conservadores da cidade, após sua recente filiação ao PDT, um partido de esquerda. E para piorar sua situação, quando ele, ao lado de Diego Miranda, resolveu criticar Kleber Silveira por se filiar ao partido de Bolsonaro… aí, a marmita de ambos azedou…

 

 

Acertando na mosca

Sylvio Ballerini

O prefeito Sylvio Ballerini está contando os dias para anunciar, juntamente com o governador Tarcísio de Freitas, uma nova indústria para Lorena através do Investe São Paulo. Pelo que se ouviu por detrás das portas, trata-se de uma multinacional belga do segmento de vidros. Nestes casos, fontes de informações não se revelam, mas disseram que Sylvinho está dando pulos de alegria porque está trazendo mais uma resposta positiva do seu governo para aplicar a celebre frase: “quem compara vota”!!!

 

Efeito imediato
As idas e vindas de Sylvinho Ballerini no Palácio Bandeirantes são acima da média para Lorena. Dias atrás ele conseguiu outra resposta para seus eleitores, a liberação de mais 50 casas do CDHU, e pela Prefeitura, já pediu ao setor de engenharia um projeto de urbanização antecipado que compreende pavimentação, infraestrutura de esgoto e, se possível, uma área de esporte e lazer.

 

O ‘coronel’ vem aí!!!
Ao que tudo indica, ou  o Coronel Quintino alimenta o sonho de ser candidato substituto na majoritária do Republicanos, ou está com proposta de ser o vice. Pelo menos essa é a leitura da classe pensante do mercado político, em análise às suas constantes mensagens nas redes sociais: “o coronel vem aí”. Fábio Marcondes que lute!!!

 

Perguntar não ofende
Até quando o prefeiturável Regis Yasumura vai levar a dissimulação de que se deu por convencido o nome de João Vaz para seu vice? Pelo que se ouve nas rodas, Yasumura sempre deixa rastro por onde passa, de insatisfação, com o vice, às vezes, com o próprio governo…

 

Não convidem para…
…o mesmo palanque Regis Yasumura e Miguel Sampaio, mesmo com toda interlocução do próprio Marcus Soliva. Aliás, se a pressão dos números eleitorais de Guará continuar, pode ser que nem o prefeito vá subir no palanque…

 

E por falar em Miguel…

Miguel Sampaio

…Sampaio – o comentário no café da praça Conselheiro, durante a semana, é de que o vídeo, com a confirmação do apoio de Miguel para a pré-candidatura de Dani Dias à Prefeitura de Guará, teria sido a cereja no bolo para a vereadora, que aposta na credibilidade do apoiador, agora somada à sua popularidade nas ruas e redes sociais. Já no Palácio de Vidro, o gosto amargo é o que restou no café, ou melhor, no saquê.

 

Redimensionamento
Rola entre os bem informados de Aparecida que o prefeiturável Zé Louquinho pode ter o apelido de ‘louco’, mas não é, principalmente em confirmar o vereador André Monteiro como vice em sua chapa. Falaram ainda que somente o fato de terem filiado o ‘espetaculoso’ no PL, já foi o suficiente para Zé Louquinho baixar a pontuação nas pesquisas…

 

Ganhou, mas não levou
O projeto inconstitucional do vereador Magrão impondo à Prefeitura distribuição de repelentes para os alunos da rede municipal de Pinda, embora tenha ganho nova discussão em plenário na última semana, chegou tarde em termos de praticidade. Para sorte dos estudantes, o prefeito Isael Domingues já havia adotado o combate ao Aedes aegypti distribuindo o spray, só que na forma da lei.

 

Sintomático

Ricardo Piorino e Paulo Torino

Sem dúvidas, a corrida eleitoral em Pinda segue bastante agitada com o lançamento das pré-candidaturas. Do lado do vice-prefeito Ricardo Piorino, os eventos dos pré-candidatos a vereador estão bombando. Ricardo Piorino tem participado de todos, ‘botando pilha’ e valorizando a apresentação dos nomes dos postulantes. O público não tem faltado nos encontros, mostrando que o grupo da situação está trabalhando de forma intensa e agitada. Por outro lado, no último dia 30 de abril as informações que chegaram no Mercadão deram conta que o lançamento da pré-candidatura dos candidatos do PSD, grupo do Torino e Vitão, não atraiu um bom público. Parece-me que faltou a articulação e gente para aplaudir. Seria um pré-sintoma das urnas???

 

Desafio à matemática
Tem gente dizendo em Potim que o maior desafio à lógica está nas mãos da chefe do Executivo, Erica Soler, em eleger Néia da Saúde à prefeita! Falam ainda que até as pesquisas dos bares e similares mostram a impossibilidade diante dos nomes: Marcinho do Supermercado e Emerson Tanaka.

 

Cada um no seu quadrado
É voz corrente em praticamente todos os segmentos de Potim que não deverá surgir no cenário eleitoral ‘nenhum nome’ extraordinário que possa modificar a tendência polarizada entre Marcinho e Tanaka, com seus históricos – um de ter fama que não gosta de gastar e o outro, de esquecer à tarde o que combina pela manhã. Perguntem ao Missionário!!!

 

Cassação – nova versão
Corre na boca pequena de Cachoeira Paulista que após a cassação de Antônio Mineiro, ouve-se um burburinho entre um gabinete e outro na Câmara, que tem gente, quer dizer, vereador – que às vezes não é gente – pensando que passou da hora de pedir a ‘cabeça do vice’, a fim de acelerar as finanças…

 

Fato consumado

Pedro Sannini

Sem deméritos aos que passaram pela presidência da Câmara de Guaratinguetá, num passado não muito distante, principalmente quando o assunto é construção da nova Casa de Leis, o atual chefe do Legislativo, Pedro Sannini, deu um salto à frente em eficiência. Ainda que o período eleitoral esteja focando mais as urnas de 6 de outubro, é público e notório que a obras da fundação do prédio já estão quase por completas. “Isto a Globo não mostra”…

 

Em SP? mais convênios…
O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, fez mais uma visita proveitosa ao governador Tarcísio de Freitas, em São Paulo. Na quinta-feira, Ballerini foi recebido em reunião que definiu novo convênio para garantir investimentos importantes na saúde e infraestrutura, com foco na ampliação da rede municipal de atendimento e novas obras. Para quem esperava pé no freio para focar na eleição, o ritmo em Lorena deve seguir no “mãos à obra”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *