Política a conta-gotas

O ‘teacher’ de plantão
Após a revolta das urnas de Cachoeira Paulista, que resultou na exclusão de nove dos treze vereadores da Câmara, o ainda presidente Léo Fênix – um dos sobreviventes – alegando experiência, articula sua permanência no comando do Legislativo. Quem se manifestou na contramão de seus interesses foi o novato Michel do Xandão, que por enquanto, segue com empate técnico entre os ‘prós e contras’. Neste caso, com placar de seis a seis, Filipe Piscina aparece na foto como ‘fiel da balança’, embora também demonstre interesse pelo cargo, mas lhe faltam votos…

Tramontina – corte rápido
O mercado político de Cruzeiro foi surpreendido essa semana ao tomar conhecimento de que o presidente da Câmara, Gordo da Vila, além antecipar a exoneração dos assessores de categoria II, ou seja, dos que atendem os vereadores, apresentou também um projeto para reduzir os salários dos comissionados de categoria I, de R$ 7 mil para R$ 4.300,00. Um corte duplo e justificável, segundo Gordo, para ajustar as despesas ao orçamento do Legislativo.

Demissões e redução
Com o reboliço provocado na sessão de Câmara pelas demissões de assessores e a redução salarial da categoria que sobreviveu na função, o vereador Babu Branco, habilidosamente, pediu vistas ao projeto, provavelmente para esfriar os ânimos. Enquanto isso, nos bastidores, a bancada do MDB já afinou sua postura contrária, enquanto o PSD criticou a proposta chamando-a de inconstitucional. A previsão é de polêmica nas próximas sessões…

Segure tudo que…
…for conquistado Às custas de muito esforço e autodefesa contra a concorrência, o vereador Paulo Filipe conseguiu assegurar sua cadeira na Câmara de Cruzeiro e garantir para o União Brasil uma bancada de três votos – Edson Coutinho e Du Ferreira. Agora, o primeiro teste drive da bancada será o apoio que precisa para ganhar a presidência da Casa, já que apoio, ou melhor, promessa de Thales Gabriel e do prefeito eleito Kleber Silveira, parece que Paulo Filipe já tem…

Novos voos
Ainda sobre Cruzeiro, rola pelos corredores do poder que o prefeito Thales Gabriel poderá estrear em uma das secretarias do Governo Estadual em 2025. E, na lista dos passageiros que embarcam junto nessa nova empreitada, parece que consta o filho do vereador Sérgio Antônio, o experiente assessor Thauzer Gutierrez. Ele terá a missão de investir no Vale Histórico e Litoral Norte, mostrando que a influência do prefeito vai muito além dos limites municipais.

O que muitos querem saber…
No encontro desta semana do prefeito Isael Domingues com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília, foram comentados os resultados dessa eleição em Pindamonhangaba? Parece que o pessoal do Mercadão está curioso para saber a reação de Alckmin com o coro que o Vela do PT levou de Piorino nas urnas…

Contra fatos, não há…
…argumentos Contrariando os prognósticos dos adversários, Norberto Moraes – o Norbertinho (PP) emplacou seu segundo mandato de vereador como o mais votado na história de Pindamonhangaba. Uma resposta a quem apostava que seu partido nem sequer faria o quociente eleitoral. Para os mais próximos a Norbertinho, não é uma questão de sorte, mas de trabalho e de estar mais próximo à população – para isso ele criou o gabinete móvel. Também houve reconhecimento dos mecanismos que criou, como a Ouvidoria da Câmara, a comunicação de todo trabalho via internet, a viabilização de uma Agência de Comunicação para divulgar os trabalhos, não só dele mais de todos os vereadores. Por isso, o ditado: “quem compara, vota”, e o povo votou. Foram 3.681 votos nas urnas! Imaginem a inveja daquele sétimo colocado?!?!

Qual seria a legenda?
Se alguém do mercado político de Lorena tinha dúvidas de que a visita do vereador eleito, Savio Fortes, ao reeleito Maurinho Fradique nessa semana, teria a ver com presidência da Câmara, agora não tem mais. Pelo o que se ouviu entre os politiqueiros da Praça, Maurinho deve voltar ao comando da Casa de Leis no primeiro biênio, porém, tem mais gente articulando.

Tudo é possível
E quando assunto é presidência da Câmara de Lorena, não faltam apostas de que Elida Vieira poderá surpreender até a posse no dia 1º de janeiro, lançando seu nome como presidenciável. A cerimônia ‘promete’ porque ela, como a mais votada, é quem dará posse ao prefeito Sylvinho Ballerini, à vice Marietta Bartelega e a todos vereadores, para que em seguida, seja convocada a primeira sessão da Legislatura, quando será eleita a nova mesa administrativa. Articulações não faltam…



Mais dentro que nunca
Quem causou expectativa em Cachoeira nos últimos dias foi a reeleita Adriana Vieira (PSD), por conta do julgamento do TSE – sobre o impasse de 9 candidatos, que fugindo do Cidadania para o Mobiliza, mudaram fora do prazo. O que poderia ser prejudicial à vereadora, era se a Justiça voltasse atrás à impugnação do grupo, alterando a contagem de votos, mas essa hipótese está fora de cogitação. Portanto, Adriana está dentro e apostando em uma nova presidência da Câmara.

Cara ou coroa?
A disputa pela futura presidência da Câmara de Guará, nos próximos 70 dias, poderá revelar muito mais de quem vai ganhar ou perder entre Marcio Almeida e Marcelo da ‘Santa Causa’. Dependendo das digitais de quem mexer no tabuleiro para ‘A ou para B’ será possível saber se vai ter governo impondo o ritmo ou oposição ‘esperando os momentos’. Quem lê, que entenda…

Um é pouco, dois é bom…
…três é demais – Ainda sobre a presidência da Câmara de Guaratinguetá, além de Marcio Almeida e Marcelo Santa Causa disputarem ao cargo nos bastidores do poder, comenta-se que o eleito de ‘primeira viagem’ Cabo Samuel também está de olho na posição. E parece que ele – Samuel – chegou chegando com apoio do vice-prefeito Bruno Santos! Ou será que o apoio foi só na campanha eleitoral?

E por falar em Bruno…
…Santos, já dão como favas contadas que ele deve assumir a presidência do MDB, provavelmente para alimentar antecipadamente o partido com bons nomes de ‘cacife eleitoral’.

Mensagem cifrada
Já se escutam choros de viúvas na Praça Conselheiro, antes mesmo do casamento…

Contando o milagre…
…sem dizer o ‘santo’ – Correu na boca pequena de Lorena que no apagar das luzes da última sexta-feira, dois articuladores com influência em alguns vereadores montaram uma ‘mesa administrativa’ completa para a próxima Câmara. Falaram ainda que só faltam duas adesões para ‘eles trucarem’!!!

Não convidem para…
…a mesma picanha o ainda prefeito de Aparecida – o Piriquito e o eleito Zé Louquinho, principalmente se for para discutir a equipe de transição da Prefeitura!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *