Política a conta-gotas

Rádio peão
Se já estava ruim a eleição para o prefeiturável Herivelto Vela, do PT, preocupado apenas com votos, imagine agora tendo de arrumar outro vice ‘a toque de caixa’! Isso mesmo, a Justiça Eleitoral indeferiu a participação de João Ribeiro no processo eleitoral.

Resistência
A julgar pelo contingente de candidatos que cercam a candidatura de Sylvio Ballerini à reeleição, as evidências são claras que ele concentra, hoje, a maior base de vereadores desta legislatura e, podendo ampliar o poder de votos na Câmara num eventual segundo mandato. Sobre a questão da eleição que se aproxima, Sylvinho segue no gás e a cada dia agregando mais apoio. E se depender de combinar com os eleitores, o homem está indo melhor que o esperado através de suas propostas e apresentações do que vem sendo feito em toda cidade.

Elas por elas
E por falar em eleições de Lorena, tem representantes de associações filantrópicas e de serviço achando falta de uma sabatina ou debate entre as candidatas a vices, com predominância ao social. Segundo os eleitores, entre a experiência de Marietta Bartelega – que soma diretamente quatro anos no Fundo Social da cidade quando foi vice de Marcondes, com mais três anos auxiliando Sylvio Ballerini – em confronto com Wanessa Andréa – que assistiu durante anos o Oratório São Luiz e outras instituições. Acreditam que haveria mais propostas interessantes para o eleitor.

Reality eleitoral
É voz corrente pelos balcões mais politizados do Bairro da Cruz, que político ficar com os pés em duas canoas, é para os fracos, os fortes pisam logo em três. Qualquer semelhança com Vagner da Silva – o Vaguinho, não se trata de mera coincidência. Disseram que o homem forte do PL está com as candidaturas em curso do filho, Bruno, e do irmão, o Tão. Isso em Lorena, porque a coisa não para por aí, ele também está quase que de corpo e alma em Ubatuba, na candidatura à reeleição da prefeita Flávia Pascoal. Segundo os mais experientes na modalidade ‘vestir um santo para cobrir o outro, não se sabe quem ficará nu’ porque ainda tem Rita Marton no pedaço, quer dizer, candidata!!!

O campeão voltou
Após o susto de ter sua candidatura suspensa pela Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara de Guaratinguetá, Pedro Sannini (PL), comemorou esta semana a sentença da ministra do STJ, Daniela Teixeira, restituindo seu direito a disputar a eleição. Seus advogados agora estão informando o TRE sobre a decisão do órgão superior arbitrando a elegibilidade do vereador. É voz corrente que a volta de Pedrinho para campanha trouxe alívio a muitos, por ser uma das promessas de votos do Partido Liberal para garantir três cadeiras no futuro Legislativo.

Sobre eleição…
…em Guaratinguetá – a frase da semana ocorreu durante o debate do G1, dita em alto e bom tom pelo prefeiturável Fabio Selles: “Pretendo fazer com Guaratinguetá o que Lula fez com o Brasil”! Imaginem a repercussão na cidade que congrega a maioria da população conservadora…

A pergunta que muitos…
…queriam fazer a Régis Yasumura, candidato à sucessão em Guaratinguetá, Dani Dias conseguiu fazer durante o debate do G1 na última terça-feira: “O senhor já foi candidato por um partido de esquerda, que é o PDT, depois foi candidato pelo DEM, depois pelo PTB, voltou novamente para um partido de esquerda que é o PSB. Porém, em 2022 o senhor voltou para o PL. Afinal, o senhor é de direita ou é de esquerda, ou ainda está fazendo essa busca política? A pergunta foi tão oportuna que a audiência nem consegue lembrar da resposta, se é que teve…

Volta pra lagoa, jacaré
Parece que pintou ‘nuvens negras no céu de brigadeiro’ do radialista Orville Bicário, do PSD, que ocupava uma das cadeiras na Câmara de Guaratinguetá como suplente. Nesta sexta-feira a Justiça declarou a nulidade do processo de cassação do mandato do vereador Marcelo Coutinho – o Celão, com a determinação imediata de recondução ao cargo. Com isto, o suplente tem até esta segunda-feira para limpar as gavetas e se recolher ao status de caronista do mandato.

Quem bate mais…
…chora menos – O debate entre os candidatos de Pindamonhangaba realizado pela Rádio Pop, na última quinta-feira, foi palco de muita ‘pancadaria’ e poucas propostas. Ricardo Piorino (PL) apareceu como o ‘grande pugilista’ do encontro, porque praticamente foi o alvo certo dos seus opositores. Herivelton Vela, do PT, falou o que quis, porém, teve de ouvir o que jamais imaginava ouvir; Paulo Torino (PSD) pegou pilha com o petista e amplificou a compra do prédio para Educação, mas em resposta, não conseguiu explicar porque se negou a prestar contas financeiras à Câmara, da instituição que é responsável. Giovani Nicoletti (Novo) deixou Torino de saia justa ao falar que seu plano de governo só fala em criar escolas profissionalizantes e a cidade não vive apenas disso.

‘O preço que se paga’
A repercussão do debate da Rádio Pop no mercado político de Pindamonhangaba dividiu opiniões e gerou comentários. Entre prosas & versos pelas esquinas da cidade, há quem disse que Ricardo Piorino ‘apanhou’ muito pelo fato de liderar as as pesquisas neste momento. Observaram também que o debate para Vela e Torino foi a oportunidade frustrada de tentar virar o jogo, já que o desenho da disputa pela Prefeitura está quase definido.


Quem procura acha!
Parece que o ainda vereador Carlos de Moura – o Magrão, está com a ‘batata assando’ na Justiça por conta de seus vídeos ofensivos e falas indecorosas contra o Dr. Isael Domingues e Ricardo Piorino. Uma decisão judicial determinou ao então candidato Magrão que se abstenha de veicular tais vídeos no Facebook, cujo conteúdo mencione de forma desrespeitosa o chefe do Executivo e seu vice. Na mesma decisão, a Justiça determinou prazo de 24 horas para que o Facebook retire o material publicado. Ah! Detalhe importante, foram arbitradas multas diárias de R$1.000,00 para ambos (Magrão e Facebook) caso haja descumprimento.

Os números falam
Uma das indagações do mercado político de Pinda está em saber quem vai disputar as duas últimas colocações com Giovani Nicoletti, se Vela do PT ou Torino do PSD. Pelo menos isso é que mostra os números da pesquisa Real Time Big Data / TV Record, cujos resultados estão rolando nestes últimos dias.

A partilha!!!
Alguém precisa informar aquela jovem senhora de salto alto que disputa vaga da futura Câmara de Pinda que recurso do fundo partidário, quando vem para uma sigla local, geralmente é para ser repartido com todos os candidatos do grupo.

Roleta russa
Rolou no balcão da Padaria Caravela, esta semana, uma previsão de quais os partidos que terão representação e com quantas cadeiras no próximo Legislativo de Cruzeiro. Das 13 vagas na Casa, duas podem ser do PSD, assim como outras duas do MDB. O Republicanos ficaria com uma, já que o PL tem a possibilidade de três. Partidos como o PSB faria uma e o União Brasil mais uma; o PP teria uma, enquanto o Novo conseguiria duas.

Peneira das urnas
Corre na boca pequena de Cruzeiro que o desespero está estampado na fisionomia de alguns vereadores que buscam a reeleição. Segundo a boca, a situação agravou quando alguém ouviu por detrás das portas que, dos atuais legisladores, apenas quatro devem sobreviver ao ‘crivo das urnas’, por conta dos novos concorrentes.

Atirando no próprio pé
Sabe a história do ‘feitiço virar contra o feiticeiro’? Foi bem por aí em Aparecida. A vereadora Ana Alice Vieira tentou impugnar a candidatura de seu desafeto, André Monteiro, e se deu mal. Em decisão recorde, a Justiça determinou que Ana Alice pague uma indenização de R$ 5 mil ao colega de Câmara, provavelmente por litigância de má-fé…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *