Política a conta-gotas…

Melhor de três
Rola pela periferia de Pinda que existem duas eleições em cursos, uma para definir o próximo prefeito e outra para auferir quem é o melhor ‘padrinho político’. Enquanto os afilhados Herivelto Vela, Paulo Torino e Ricardo Piorino se confrontam na disputa pela Prefeitura, os ‘dindos’ Vito Ardito, João Ribeiro e Isael Domingues disputam raking do melhor ‘cacife eleitoral’.

Lei de Murphy
Quando muitos imaginavam que a situação do PL de Guará já estava ruim devido a baixa performance eleitoral de Régis e João Vaz – que disputam a prefeitura, a coisa piorou neste final de semana com a decisão judicial que tirou o vereador Pedro Sannini do jogo, digo, da campanha. A juíza eleitoral Juliana Salzani julgou procedente o pedido do Ministério Público pela impugnação da candidatura do Pedrinho.

Reunião de emergência
A sentença de inelegibilidade de Pedro Sannini, no sábado, provocou um corre-corre de emergência da cúpula do PL no domingo. Pelo que se ouviu por de trás das portas, não se trata da baixa comum de ‘um soldado na guerra’, mas de alguém que representaria no contexto final, ou seja, nas urnas, mais de 1.500 votos. E pelo estresse que rolou, parece que não prepararam ‘um plano B’.

Apertem o cinto, o piloto…
A repercussão da inelegibilidade de Pedro Sannini acendeu várias indagações no mercado político de Guará. Primeiro, a abrangência da sentença judicial, se é restrita apenas à candidatura ou vai respingar no mandando do vereador também; segundo, a morosidade do PL local em dar uma resposta rápida aos demais candidatos – que seguem preocupados com o fator ‘cociente eleitoral’, e ainda, quem efetivamente é o presidente do partido? Marcus Soliva, anunciado por Valdemar Costa Neto na pré-campanha, ou Zezé, mantido por Régis em plena temporada de caça aos votos?

Não convidem para…
…a mesma picanha – o empresário da Rádio Metropolitana, Sylvio Sanzoni e o prefeito Marcus Soliva, principalmente se o churrasco for de traíra e o churrasqueiro for o vice, Régis Yasumura!!!

O que é bom se repete
Pindamonhangaba foi reconfirmada este mês como Cidade Inteligente, pelas normas do ISO 37120. Em plena agitação de campanha eleitoral, o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, representou o prefeito Isael Domingues e o vice, Ricardo Piorino, no evento que destacou os municípios certificados.

Campo minado
E por falar em campanha de Pinda, é voz corrente na especulação política que Moreira César sempre foi preponderante para decidir a eleição. Que pese a região ser uma área propicia a Vela – por conta dos metalúrgicos, todos candidatos buscam votos na região e, no contraponto dos petistas, o governo de Isael Domingues praticamente repaginou o Distrito inteiro. Diante disso, o que muitos não entendem é a postura de alguns postulantes à Câmara, principalmente os ligados ao palanque governista, distribuirem material de campanha sem a foto do candidato da majoritária…

Quatro por um
Sem a conta de muitos políticos que frequentam o Mercadão de Pinda, o partido Republicanos deve fazer uma, quando muito, duas vagas na futura Câmara. Entre os mais comentados estão Cal, Everton Chinaque, Gari Abençoado e um quarto elemento que vem se entendendo muito bem com os eleitores, o Lucas da Baike, que atua na cidade como médico da família…

Prerrogativas
Os moradores de Aparecida estão atentos às impugnações das candidaturas que tramitam na Justiça Eleitoral, com vistas a de Zé Louquinho, o candidato mais popular e comentado desta temporada. Segundo a boca pequena, os pedidos de cassação da candidatura do ex-prefeito, por enquanto, está sendo motivada somente pelos seus adversários porque pelo do Ministério Público sua candidatura está deferida. Mesma sorte não está tendo o atual prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, que na próxima semana está sob o crivo do Tribunal de Justiça. Perguntem ao João Vicente!!!

Como esperado…
…se na região do Vale do Paraíba é difícil não ter um município que não apresente um histórico de de impugnações, em sua maioria motivada pela adversidade entre candidatos, no Litoral Norte a coisa não é diferente. O conhecido ex-prefeito e deputado Antônio Carlos, que mais uma vez disputa a Prefeitura de Caraguatatuba, está tendo de se defender, e além de tudo ensinar seus opostos a lidar com o calendário.

Não convidem para…
…a mesma picanha II – o vereador Beto Pereira e o postulante à Câmara de Lorena, Cel. Quintino, principalmente se o assunto estiver relacionado aos votos da família militar de Lorena!!!

Mandato emprestado
Corre nas altas rodas da burguesia de Guaratinguetá que aquele suplente que segue vereador com mandato emprestado tem exatos 120 dias para usufruir da função. Disseram que pelas apostas, com certeza ele não frequentará a futura sede do Legislativo no cargo. Motivo: não deverá passar pelo crivo das urnas em 6 de outubro.

Alto das Almas
A passeata de campanha de Dani Dias pelo Alto das Almas – Guará – no último sábado, deve ter matado a concorrência de raiva. A prova disso foram os registros fotográficos da recepção dos moradores à Dani e seu elenco. A repercussão na Praça Conselheiro foi quase que imediata, porque lembraram que há muito os moradores não se manifestavam a favor de um candidato como fizeram com a Pop Star…

Perguntar não ofende
Por que será que aquele ‘ameba assustado’, há 8 anos sustentado pelos holerites secundários dos cofres públicos, teve tanta dor de barriga com a pesquisa do Jornal Atos na Terra do Frei? Quai$ $ão $uas preocupaçõe$, amebinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *