Política a conta-gotas…
Pilha alcalina
Entre os postulantes à indicação do prefeito Marcus Soliva para sua sucessão, no caso dos mais próximos, encontra-se o próprio vice, Regis Yasumura se acotovelando contra Dani Dias – que cresce dia a dia na periferia de Guaratinguetá. João Vaz, que vem pilotando a Codesg, não deixa de observar Marinho do Turismo, que sutilmente tenta atropelar João Pita numa eventual indicação para vice. Além de Pedrinho Sannini e Arilson Santos, um nome que poderá fechar a questão, no quesito indicação, é Miguel Sampaio – o homem que sempre fez e faz as coisas acontecerem na administração.
Discurso & ação
Embora algumas figuras da atual Câmara de Guaratinguetá não admitam o aumento do número de vereadores para próxima Legislatura, o presidente da Casa, Pedrinho Sannini, com visão futura, projeta a nova sede do Legislativo com acomodações para 20 gabinetes, exatamente um a mais do número de cadeiras que a legislação eleitoral permite pela população da cidade. A moçada da Praça está adorando essa possibilidade…
Bolo fatiado
Parece que não faltaram incentivos aos integrantes que mais se destacam do grupo de Marcus Soliva para a disputa à sucessão. Porém, nem todos acreditaram que teriam ou têm condições de encarar a temporada de ‘caça aos votos’ apenas com incentivos. Pelos cálculos aleatórios da especulação política de Guará, existem mais candidatos a prefeito circulando entre os andares do Palácio de Vidro, na Chácara Selles, do que na Praça Conselheiro Rodrigues Alves. Perguntem ao Chico Anísio!!!
A voz das feiras
Uma das enquetes realizadas recentemente pelas feiras livres de Guará mostrou Miguel Sampaio com menos rejeição em comparação a Junior Filippo, Dani Dias e Regis Yasumura – estes já em campanha velada pela próxima Prefeitura. Caso Sampaio decida ser candidato, em um mês de preparação partidária, a escala entre os mais citados nas futuras pesquisas poderá trazer novas possibilidades.
Acordo feito, acordo…
…cumprido O prefeito de Cachoeira, Antônio Mineiro, recolheu ao INSS exatos R$ 1.120.223,40 referentes ao parcelamento do débito atrasado junto ao valor devido do mês. Simples assim, sem truque, sem maracutaia, sem Castelucci, porém, dentro do que estabelece a lei. Assim, a cidade vai pagando a dívida, e a administração usufruindo da CND para receber recursos…
Processante
A Câmara de Cachoeira viveu mais um de seus episódios de pressão e opressão em cima da administração pública. Por 11 votos a 1, a Casa acatou o pedido de um empresário e instaurou uma Comissão Processante contra o prefeito Antonio Mineiro, em resposta a ponte do Turma 26 – destruída durante as fortes chuvas de fevereiro. Curioso foi a comissão nomeada: relator que não relata, membro que balbucia ao invés de falar e presidente que precisa de cloro…
Resposta imediata
Pelo que se ouviu nas imediações da Prefeitura, a processante criada pelos vereadores em cima da fatalidade da ponte do Turma 26 tem prazo de validade. Pouco mais de 24 horas após o espetáculo da Câmara, o governador Tarcísio convidou o prefeito Antonio Mineiro para assinatura final do convênio. Resumindo, a ponte será reconstruída a custo zero para o município; resta aguardar as cenas dos próximos capítulos protagonizados pelos vereadores do balacobaco…
Fiel da balança
O presidente da Câmara de Aparecida, Juninho ‘Corpo Seco’, acabou sendo o ‘fiel da balança’ (no placar de 5 a 4) para sepultar a tentativa de abertura de CEI, que tinha a finalidade de investigar alguns atos administrativos do prefeito Luiz Carlos Siqueira – o Piriquito.
Chumbo trocado
Ainda sobre a polêmica na Câmara de Aparecida, o ‘feitiço virou contra o feiticeiro’, ou seja, o vereador André Monteiro, autor das denúncias contra o prefeito Piriquito, por pouco não acabou denunciado, na mesma sessão. Por sete votos a um, encerraram a tentativa de instaurarem uma investigação contra ele. Imaginem a controvérsia…
Marcando território
Em leitura dinâmica do mercado político de Pinda a respeito do desempenho do Legislativo Municipal, entrevistados concordam que o ‘novo’ presidente Norberto Moraes – o Norbetinho, tem levado a Câmara onde ela deve estar, ou seja, nos eventos e acontecimentos mais importantes do município. Pelos comentários, já que muitos justificam dificuldades em frequentar a Casa de Leis, ela vai aonde o povo estiver.
E por falar em Câmara…
…de Pindamonhangaba – aquele vereador, que só de mencioná-lo nas rodas políticas, o pessoal lembra de CEI, andou comentando no Distrito que a harmonia entre Legislativo e Executivo está com prazo de validade próximo do vencimento, devido algumas pautas de votação que em breve tramitarão na Câmara. Ficou claro que o parlamentar está com um alto índice de despeito…
Operação faxina
E parece que as adequações do prefeito Sylvio Ballerini em sua administração não se limitaram na implantação das novas secretarias, nem nas exonerações específicas da secretaria de Serviços Municipais. Após trocar os comandos das secretarias de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, esta semana foi a Educação de Lorena que voltou às mãos do chefe de Gabinete, Bronson Heleno, que passou acumular as funções. Pelo que se ouviu nos corredores do Paço Municipal, o segundo escalão também está na alça de mira dos irmãos Ballerini’s!!!
Todo cuidado é pouco
Observaram do quiosque do pastel da Praça Baronesa de Santa Eulália – bem em frente à Câmara de Lorena – que dias atrás, um dos nobres vereadores que sobreviveram da legislatura passada, desembarcou de seu carro com ares de desconfiança, investigando a movimentação do entra e sai do prédio. Motivo, um oficial de justiça no caminho. Disseram que pior foi a intimação do Ministério Público que chegou eletronicamente…
Negócio da China!
Se tiver uma boa oportunidade chinesa para Pindamonhangaba, com certeza o prefeito Isael Domingues e seu secretário de Tecnologia, Danilo Veloso, vão conquistar. Neste final de semana, a dupla embarca para China focada em mais uma etapa do projeto Cidade Inteligente, que tornou o município uma das principais atrações de investimentos.
De volta ao jogo
Quem apostou que o doutor Edison Riccomi encerraria sua tentativa eleitoral após a primeira experiência, perdeu. Segundo os mais próximos, Riccomi já está se articulando, preparando um grupo de postulantes ao Legislativo para o Republicanos e promete vir com tudo na disputa pela Prefeitura de Guaratinguetá.
Versão 2024
O presidente do Legislativo de Lorena, Dr. Fabio Longuinho, declarou a um grupo político, dias atrás, que pretende nestes quatro anos frente à Câmara, estabilizar o fator funcional – concurso público, administrativo e estrutural parlamentar, para ser objeto de contribuição no município, e não um ‘campo de batalha’. Sobre seu período na vida pública, Longuinho disse que pretende estar presente nas políticas e ações de desenvolvimento de forma positiva, deixando uma referência positiva na história de Lorena, sem um histórico de perseguições, contas rejeitadas e abuso de poder econômico.
O que todos querem saber
Por quem foram contratadas as duas empresas de pesquisas que atuaram em Lorena essa semana? Outra situação, por que em uma delas contavam os propensos candidatos Sylvio Ballerini, Fabio Marcondes, Marietta Bartelega, Fabio Longuinho, Cel. Quintino, Daniel Munduruku e Vaguinho, enquanto a segunda empresa omitiu três destes nomes?
Pinda urgente!!!
Corre na boca-pequena que o passeio periódico que o ex-prefeito Vito Ardito voltou a praticar na periferia da cidade, já fez seu nome aparecer numa pesquisa espontânea realizada dias atrás.