Bastidores da Política
Em tempo oportuno, o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) foi assunto entre as direções de saúde nas cidades da região, após conseguir a liberação de R$ 500 mil para manutenção de dez leitos de UTI na Santa Casa de Aparecida.
Além de ajudar na conquista da verba, Lobato conseguiu que o dinheiro, quando vier (assim que o hospital acertar a documentação), seja de uma só vez, e não em cinco parcelas como pretendia inicialmente o Estado.
Na ausência de uma frente parlamentar em defesa do Vale, Padre Afonso segue praticamente sozinho trabalhando pela saúde regional, aproveitando seu bom trânsito com o governador Márcio França.
Volta ao mundo
Rola pelos corredores da Câmara de Lorena que a soma dos quilômetros que o carro oficial a serviço do gabinete do presidente percorreu nestes últimos dois meses, daria para dar duas ‘voltas ao mundo’. O curioso, segundo os que vigiam ‘o homem’, é que a rodagem se deu sem que ele (presidente) sequer tenha se ausentado da cidade. Seria mais uma das ‘verdades secretas’ do presidente?!?!
Comenta-se pelos cafezinhos do eixo Guará-Lorena que as candidaturas de Michelli Veneziani (estadual) e Marco Bertaiole (federal) acabaram unindo dois veteranos da política – Junior Filippo e João Bosco Romeiro numa só campanha, ao ponto de preocupar outras lideranças do pedaço, porque de certa forma, eles podem criar ‘musculatura’ para 2020…
Parece que tem gente no entorno de Sylvio Ballerini incomodado com a aproximidade de João Bosco Romeiro com o prefeiturável, ao ponto de ter direcionando seu apoio à candidatura de Michelli Veneziani, filha do ex-prefeito de Caraguá. Disseram que a aliança de Ballerini com Antônio Carlos – made-in-Romeiro acabou excluindo um estadual do grupo dos inconformados num primeiro momento, e poderá impedir os planos do Tão do Vaguinho em ser o vice do pai do Henrique em 2020. Talvez seja isso que tenha levado o articulista ‘inoportuno’ a ‘levar um esfrega’ do ‘burdogão’ patrocinado na internet, esta semana…
Com a campanha a deputado estadual de Vito Ardito se estendendo pelo Vale Histórico a fora, aumentam as expectativas de seus opostos em Pinda quanto a manifestação da Justiça Eleitoral sobre uma suposta impugnação de seu registro de candidatura. Em efeito paralelo, tem quem aposte, no mercado político, que este impasse inibe boa parte de seus eleitores.
Em diagnóstico precoce, comenta-se que o ainda prefeito de Cachoeira Paulista Edson Mota pretende recuperar o comando de Silveiras, fazendo um dos irmãos ‘Silvas’ prefeito, no caso o Vaguinho. Os planos incluem Tão de vice em Lorena, com um dos vários herdeiros do ‘fantasma’ como vereador na futura Câmara. Em resposta, muitos não sabem se riem ou se choram, e tem aqueles que entendem que antes de um plano ousado como este, tem que combinar antes com a Justiça, e depois com os eleitores. Perguntem ao Rui Mendonça!!!
Com a notícia das intenções de Mota para Silveiras tirando o sono de muitos, a Câmara da cidade segue dividida em cinco a quatro entre os vereadores, com atenuante do prefeito Guilherme Carvalho ter a ‘vacina específica’ contra esta epidemia, a divulgação de aproximadamente 70 ações de fraudes, improbidades, enriquecimento ilícito e outros na Justiça. Perguntem àquele advogado que foi excluído do jurídico municipal…
Ganhou quem apostou, em Cruzeiro, que o pedido de cassação do mandato do vereador Paulo Vieira acabaria em pizza e nem entraria em discussão no plenário na Casa de Leis. A torcida contrária a Vieira tentou até sensibilizar o jurídico da Câmara com manifestações, exibição de faixas pedindo a renúncia de PV e divulgando a suposta sentença por fraude em licitações no período em que ele atuou na Agência Nacional de Águas, mas não foi suficiente. “Isto é coisa do passado”, justificou o Legislativo!!!
Parece que não é apenas a eleição antecipada da presidência da Câmara, prevista ainda para este mês, que dispensa atenção da Câmara de Guará. Comenta-se que as contas do ex-prefeito Francisco Carlos a caminho da votação nas próximas sessões é assunto divergente desta vez, pelo menos entre os vereadores do MDB. Pelo que se ouviu por ‘de trás das portas’, esta seria a oportunidade em dar o ‘troco’ ao Chico Hair, por ter apadrinhado o suplente do PSDB, Vantuir Farias, quando se rebelou contra o grupo à favor de Soliva, na votação da OS para administrar o Pronto Socorro…
Quem está surgindo com expectativas futuras entre os moradores de Canas é o pastor Bruno Longuinho, que além de realizar alguns projetos de prevenção às drogas, tem ajudado muitas pessoas em casos emergências. Bruno tem feito de sua proximidade com Dr. Paulo Neme uma ponte de socorro, principalmente das crianças com necessidade de orientação médica. Aviso aos navegantes, ele já tem domicílio eleitoral na terra dos Marton’s, Zanin’s e Lucena’s…
Dos cinco nomes que disputam as eleições nesta temporada com domicílio em Pinda, dois candidatos e meio têm foco definido na sucessão do prefeito Isael Domingues; outro vai como ‘cabo eleitoral funcional’ (quando vira candidato para garantir voto a um companheiro de dobrada) e, outros dois, talvez nem saibam o que estão fazendo. Numa conta rápida, procurem identificar os nomes citados com o perfil acima: Vito Ardito, Rafael Goffi, Vela do PT, Gislaine Cardoso e Tião do Leite. Há quem aposte, pelas esquinas, que a cidade vai continuar sem representante local no Congresso e na Assembleia Legislativa…
Circula em algumas rodas políticas de Cruzeiro que o desafio do ex-vereador Diego Miranda (PSD) vai ser mais abrangente que sua disputa a deputado estadual, principalmente com a manifestação do Tribunal, em rejeitar suas contas, quando passou pela presidência da Câmara.
Embora isto ainda não implique na impugnação de sua candidatura, Diego vai ter que convencer os eleitores em três situações: que ele pode ser candidato, que o eleitor deve apostar em seu nome, e ainda convencê-los a votar também em seu candidato a federal, Marco Bertaiole!!!
Faltam apenas 49 dias para eleição e a maioria dos eleitores não sabe em quem votar…Em Alta