Bastidores da Política
…e meio Enquanto se discutem datas e pré-disposição da futura mesa administrativa da Câmara de Guará, a especulação política conjectura a disputa pela presidência. Com grandes possibilidades de Marcelo Coutinho – o Celão continuar no comando, há quem aposte, na Praça Conselheiro, numa eventual virada da oposição, ou seja, com Fabrício da Aeronáutica, se realmente surgir de um “coringa” para rachar a base.
Na contramão de muitas Câmaras que trabalham o processo de eleição para as próximas mesas administrativas, a de Lorena, quer dizer, alguns vereadores, buscam meio de cancelar a votação que já definiu Maurinho Fradique como presidente para o segundo biênio.
Rola pelos corredores da Casa que tem ‘serpentes abrasadoras’ travestidas de parlamentares prontas a dar o bote contra a votação por unanimidade ocorrida no ano passado, afim de garantir o poder econômico do Legislativo.
Parece que os moradores de Canas vão demorar um pouco mais para ver a construção da nova praça, já batizada de Imigrantes. Disseram que uma das empresas que se inscreveram para o processo de licitação, ingressou na Justiça pedindo o cancelamento do certame, após ser inabilitada em detrimento de uma outra construtora. Há suspeita de favorecimento e troca de envelopes, após o descredenciamento da reclamante.
Câmara de Cachoeira ainda se mostra indiferente com os rumores na cidade, dando conta que o prefeito Edson Mota ganhou mais que uma carona dos agentes da Delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro. Corre na boca pequena que teve até uma estadia prolongada no local. Como a coisa segue em segredo de justiça, nenhum vereador se atreveu até o momento em investigar o caso, inclusive para ajudar o prefeito, num eventual exagero de falatórios por parte da especulação política.
Como comentam pelas esquinas de Pinda, ‘feito fogo em palha’, assim cresce o movimento e os debates nas redes sociais em torno da emancipação de Moreira César. Entre os favoráveis, aqueles que reclamam a falta de atenção da administração pública com relação as carências do Distrito em decorrência de ser o ‘coração financeiro’, responsável por cerca de 60% do PIB municipal. Já os contrários, pensam nos gastos com a criação de inúmeros cargos públicos como vereadores, prefeito, secretários, assessores e outros, além do ponto de atração para muitos oportunistas de plantão. O que chama atenção da especulação política é que reuniões quase que periódicas têm acontecido ‘embaixo da barba’ do prefeito Isael Domingues, e com vereadores de sua base torcendo para ‘a coisa desandar a maionese’. Perguntem ao Cláudio Tótaro!!!
O vereador Roderley Miotto ainda pertence ao PSDB de Pinda? A dúvida surgiu no mercado político porque no encontro promovido pelo partido para discutir apoio aos candidatos tucanos desta ‘temporada de caça aos votos’, ele não foi visualizado na foto.
Há suspeita que ele já esteja ‘cantando para outra freguesia’, porque convites e propostas não têm faltado ao parlamentar…
Apoiando pra ser apoiado
…não pode ficar arrependido Parece que o presidente da Câmara de Lorena, de tanto pedir em seus discursos de tribuna para que seus colegas fiscalizem sua presidência, que seu desejo será atendido. Tem vereadores querendo saber, por exemplo, qual o gasto mensal do Legislativo com combustível.
Se é verdade que gasta mais de R$ 70 mil com publicidades mensais e onde; sem indagar a questão da fortuna gasta no telhado inacabado e era necessário contratar sem licitação.
A desconfiança ganha força porque sua administração não informa o Portal da Transparência sobre o fluxo de caixa, ou seja, entrada e saída de dinheiro e as devidas notas fiscais com os respectivos CNPJ’s, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ao que tudo indica, vai ‘chover’ requerimentos por parte dos parlamentares.
O vereador Bruno Ribeiro (PPS) surpreendeu na tribuna da Câmara de Lorena esta semana, ao justificar seu voto contrário ao oposicionista Pedro da Vila Brito (PTB), no projeto das ‘vantagens’ aos idosos no transporte público, com vícios de inconstitucionalidades. Bruninho argumentou na categoria ao colega, que por ser da base, tem acesso ao jurídico da Prefeitura para saber como votar sem risco de veto. Ah! Com o mesmo tom, convidou Pedro da Brito a acompanhá-lo também aos setores da municipalidade, para evitar os fiascos que tem amargado…
Corre na boca pequena de Guará que a polêmica da extinção dos cobradores nos coletivos urbanos não deverá terminar com a retirada da projeto da Câmara, pelo prefeito Marcus Soliva. Segundo os bem informados, já que a oposição minou parte dos governistas contra a medida do Executivo, que buscava diminuir o preço da passagem na licitação do transporte público que deve ocorre ainda este ano, o prefeito poderá responsabilizar os polêmicos pelo valor mais alto da tarifa.
O vereador Professor Danilo utilizou dias atrás de toda objetividade para explicar aos eleitores, a diferença de pré-candidatos que simplesmente nasceram na região mas residem fora, em comparação à dupla Torrada de Cachoeira (que pretende ser federal) e Toto de Oliveira Bastos (se articulando para ser estadual), ambos pelo PROS.
Enquanto a visão dos distantes às vezes se restringem em apenas somar votos, os postulantes a deputados com endereços fixos por aqui pensam em fortalecer realmente o pedaço onde moram. Como diz os mineiros: ‘curto e grosso’…
A propósito – Faltam exatamente 77 dias para as eleições!!!