Bastidores da Política
Corre que a polícia…
…vem aí!!! A operação ‘Santo Remédio’, da polícia, em apoio à ação do Ministério Público que cercou a Prefeitura de Cachoeira Paulista, esta semana, deixou muitos em estado de alerta. Disseram que assim que vazou a informação que várias viaturas do Gaeco haviam estacionado em frente ao Fórum, muita gente se motivou em deixar a cidade ‘a toque de caixa’ (alguns até de pijama). Até o prefeito Edson Nota resolveu antecipar sua viagem à São Paulo, antes que o ‘galo cantasse à terceira vez’.
Será preciso um mutirão para a série de exames cardíacos que devem ser solicitados entre os funcionários da Saúde e os pacientes de Cachoeira Paulista.
Alinha esse roteiro…
Mas a administração já não havia anunciado a suspensão do contrato sessenta dias antes, como anunciou a Dra. Gisely em texto e vídeo? Se bem que gritar é mais fácil que explicar…
Melhor de dois
Faltando menos de 65 dias para o Magrão desocupar a presidência da Câmara de Pinda, o mercado político aposta no melhor de dois entre Roderley Miotto e Felipe César. Apesar do veterano Felipe demonstrar falta de interesse pelo cargo, nenhum apostador joga 100% na vitória de Roderley, porque seu adversário silencioso ‘joga de mão e dá as cartas’ nos bastidores do Legislativo, e com muita influência no entorno do gabinete de Isael Domingues.
Enquanto o ex-prefeito Vito Ardito focou nesta eleição nos votos locais (16 mil na cidade e 5.800 na região) para ganhar impulso em sua futura candidatura à Prefeitura de Pinda, seu adversário de ‘primeira hora’, Rafael Goffi, foi buscar nos eleitores de fora a soma de 26 mil (5 mil a mais que o ex-prefeito no geral) para também garantir ‘musculatura’ para 2020. Diante da realidade dos números, o mercado político da cidade observou o prefeito Isael Domingues dando sinais de melhora junto à opinião pública, como credencial para uma boa disputa à reeleição.
A egrégia Câmara de Lorena teve quase 80% representada na inauguração da nova universidade – anexa ao Eco Valle Shopping, na última terça-feira. Dos vereadores que marcaram presença, alguns demonstraram interesse pelo acontecimento, outros acharam importância nas mesas do coquetel, posicionadas em um dos extremos do espaço da festa. Destaque aos edis Maurinho Fradique, Fabio Matos, Marquinhos da Colchoaria, Cleber Maravilha e Careca da Locadora, que tomaram posição à frente da solenidade, interagindo com as apresentações. Na retaguarda, próximo as guloseimas e a distribuição de bebidas, o então em final de carreira e o redondo ‘que troca de mão’, demonstrando que o parlamento ‘anda bem de apetite’. Parece que foram apenas pra comer e beber. E como beberam…
Quem prestigiou a inauguração do novo empreendimento universitário, foi o professor Sylvio Ballerini (provável prefeiturável), que como sempre, chegou acompanhado com sua rejeição, digo, seu ‘pelotão eleitoral’, se posicionando também nas imediações do coquetel, ‘protegido’ por um ser volumoso que encobria sua visibilidade. Como os holofotes da solenidade davam foco a outras personalidades da esfera intelectual, educacional e política, disseram que ele achou melhor deixar seu suposto vice ‘fazendo a representação’, e ‘saiu à francesa’…
Por que o representante do Conselho Antidrogas (órgão da administração pública) não participou da reunião promovida pelo prefeito Marcus Soliva, na semana passada, com os setores da segurança pública de Guará, para discutirem ações contra a criminalidade na cidade? Teve gente na Praça Conselheiro, entre um cafezinho e outro no Ponto Chique, questionando a real importância de manter um Conselho deste naipe agregado ao erário municipal, ao ponto de ser esquecido num encontro que trata o tráfico de drogas como pivô dos homicídios na Terra de Frei Galvão…
Carregada de boas intenções, a prefeita de Potim, Erica Soler, deu o start para os trâmites do plano de cargos e salários, e abriu debates para discussão do estatuto dos servidores. Parece que ela não contava com a pressão (meio que terrorista) do sindicato da categoria, e das variações de opiniões dos nobres vereadores. Pelo que se ouve nas esquinas da Praça e no Raspadão, é que ela mexeu numa caixa de marimbondos…
Cientistas políticos de Guará conseguiram diagnosticar a maior dificuldade que o prefeito Marcus Soliva enfrenta em sua administração: trata-se de ‘saudades’. Isto mesmo, saudades.
Pelo que se ouviu no Ponto Chique, o café mais politizado da Praça, com maioria predominante dos servidores da Prefeitura agregados nos últimos 16 anos pelas mãos de Francisco Carlos e Junior Filippo, o saudosismo tem feito toda a diferença.
Quando bate a síndrome da saudade nos ‘francisquetes’, afloram as lembranças nos ‘filipetes’, e aí não sobra ‘ninguém’ para levantar a bandeira Soliva…
Tobogã
A notícia oficiosa que o vereador Paulo Vieira, do PR, estaria disposto à renunciar a vereança em Cruzeiro para assumir uma vaga especial na assessoria do deputado federal Marcio Alvino não foi de fato confirmada, mas teve gente dando com a ‘língua nos dentes’, que armaram duas festas: enquanto um grupo pensou em festejar sua despedida, um outro articula uma festança de comemoração. Já pelos corredores da municipalidade, nenhuma expressão de lamento foi registrada…
É verdade que a selfie que o ex-prefeito Vito Ardito e seu assessor fizeram com a deputada eleita Janaina Paschoal (PSL) provocou mal estar no PP de Pinda e de São Paulo?