Política a conta-gotas…

Valdemir Budão

Fazendo diferença
Entre os vereadores que têm o que falar e mostrar aos eleitores de Aparecida, o presidente da Câmara, Valdemir Budão está sendo lembrado na rede municipal de ensino pelo seu projeto Robótica nas Escolas, implantado e surtindo efeito. Em termos de administração na presidência, o projeto Câmara sem Papel já se encontra em fase de treinamento.

A hora da verdade
A mesa diretora da Santa Casa de Guaratinguetá, nos últimos dias, deu um tom de importância na sabatina com os candidatos a prefeito. Sem muitos alardes, Junior Filippo e Régis Yasumura já se manifestaram em suas metas, principalmente as ligadas à saúde pública. Nesta semana será a vez de Dani Dias esclarecer o que pretende com relação ao tema tão relevante para a entidade hospitalar. Com certeza, os demais candidatos que almejam a Prefeitura deverão ser convidados.

Final do mistério
Como prometido, no último dia 10 – propositalmente o número de seu partido, o Republicanos – a pré-candidata Dani Dias reuniu um grupo de formadores de opinião e lideranças para apresentar sua proposta à vice, que deverá disputar a Prefeitura de Guaratinguetá ao seu lado. Trata-se do estreante na política, Dr. Matheus Galhardo, para fortalecer a proposta de Dani quanto as várias demandas da cidade, em especial à saúde pública, trouxe também seu pai, o conhecido e tradicional Dr. Galhardo.

Será MDB, quer dizer, dia 15!
Quem também fechou questão com data para o apresentação do – ou da – vice, que lembra o número do partido, o MDB, 15, foi o pré-candidato Junior Filippo. O Coronelzinho, como carinhosamente é conhecido, promete por um ponto final na curiosidade e nas especulações para dar tempo dos eleitores absorverem a imagem de quem caminhará com ele na Rota 55.

Última forma
Rolou pelas esquinas de Guará, essa semana, que Marcelo Coutinho – o Celão, desembarcou do ‘trem eleitoral’ com destino a 6 de outubro. Os reais motivos que levaram Celão a declinar de sua candidatura pelo Progressista de Miguel Sampaio ainda não se tornaram domínio público, mas pelo o que se ouve, Arilson e Vantuir não perdem por esperar…

Juntos, porém, separados
As convenções do PT e PSOL devem confirmar que a esquerda de Guaratinguetá, além de minúscula, proporcionalmente falando, seguirá dividida nas eleições de 6 de outubro. Pelo PSOL, Thales Gayean e a professora Rosana Santos fecharam a majoritária. Já o PT fechou questão com Fabio Selles a prefeito e Lucia Helena Issa como vice.

Missão possível
Com o período das convenções partidárias chegando, a especulação política de Lorena foca o ex-vereador Tão do Vaguinho, que promete estar de volta ao jogo na disputa de um cadeira da Câmara. Apesar das dificuldades que ‘o pessoal do contra’ acredita que ele deve enfrentar para registrar sua candidatura, Tão deixa claro que conta com um acervo jurídico de elite para garanti-lo na disputa.

Não convidem para…
…a mesma picanha – o presidente da Câmara Fábio Longuinho e o prefeito Sylvio Ballerini, principalmente se a motivação do encontro for para discutir a relação, digo, o duodécimo do Legislativo inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, que os vereadores devem votar nesta segunda-feira, se não houver ‘nenhum terremoto’ na Casa Arnolfo Azevedo!!!

Meia semana de trégua
Quem já estava acostumado com o ritmo acelerado do prefeito Sylvio Ballerini entregando e inaugurando obras, priorizando como sempre os atendimentos públicos e percorrendo as ruas de Lorena, estranhou a calmaria desta semana. Parece que até a oposição estava gostando do refresco, porém, mal chegou a quinta-feira e a resposta foi a área central da cidade, com milhares de pessoas participando e interagindo na segunda edição do Adora Lorena. A propósito, o povo ‘Adorou’ mesmo…

O império contra-ataca
Se enganou quem apostou que a Justiça fosse embaçar a candidatura de Fábio Marcondes devido suas contas de 2013. De acordo com seus apoiadores, a decisão judicial que deu favorável a sua saúde eleitoral, deixou o homem com ‘pilha nova’ e, como resultado, foi pra cima dos eleitores para ‘vender seu peixe’, acreditando que até o final das convenções partidárias já tenha ultrapassado as expectativas anteriores.

Direita ou esquerda?
A julgar pelos comentários nos corredores políticos de Lorena, o vereador Fábio Matos passou tanto ‘em cima do muro’, sem um partido ou um grupo para ‘chamar de seu’, que nesta altura da pré-campanha muitos não sabem em qual dos lados ele desceu. Se é que desceu…

As voltas da política
O mercado político de Cruzeiro não deixou de observar e registrar que Juarez Juvêncio, embora tivesse iniciado sua trajetória política num partido com viés de esquerda, hoje no Podemos, se acerta com Diego Miranda, que por falta de opção, conseguiu legenda no NOVO. Pensando por este lado, comenta-se que de ‘novo’ e de direita, ambos deixam a desejar. Perguntem ao vereador Fafá!!!

E por falar em Fafá…
…quem apostou que o vereador fosse somar num só pacote com oposição à candidatura governista – leia-se Kleber e Zé Rogério, perdeu! Consultas eleitorais confirmaram que seu eleitorado é de fato diferenciado, ou seja, contra a política do prefeito Thales Gabriel e nada a favor do concorrente Diego Miranda. Pensando nisso, Fafá (agora do PDT) deverá seguir com candidatura autoral para formar grupo forte para o futuro. Pelo menos isso é o que se ouviu na banca da Praça 9 de Julho…

Bem-me-quer…
…malmequer?!? O grupo do prefeiturável Diego Miranda tem uma nova aposta pela frente, explorar ao máximo a imagem do Dr. Davi – que vive um momento de fúria contra a entidade que sempre lhe deu visibilidade, a Santa Casa de Cruzeiro. Disseram que o médico também está com o prefeito Thales Gabriel na alça da mira, principalmente após levar ‘cartão vermelho’ do quadro de contratados pelo hospital.

Efeito colateral
Com Dr. Davi protagonizando a campanha de Diego Miranda feito um cabo eleitoral graduado, quem está se sentindo um ‘0 à esquerda’, acreditem, é o postulante a vice, Juarez Juvêncio. Dizem as más línguas que Juarez está mais para figurante do que para estrela principal.

Saindo a francesa
O mercado político de Cruzeiro registrou a primeira baixa eleitoral. O time de Renato Gonçalves, que por pouco tempo alimentou sua intenção de prefeiturar pelo SOLIDARIEDADE, acabou passando a bola para o Pastor Sargento Dr. Aquino. Detalhe, nenhuma expressão de lamento foi registrada entre o público votante.

‘Joga pedra na Geny…’
É voz corrente em Pindamonhangaba que o mercado político já presenciou vários vereadores no ‘paredão’ da Câmara Municipal – tipo Martins César, Professor Eric e etc… mas como o Magrão, que nesta quinta-feira amargou duas broncas simultaneamente, ninguém imaginava. Na CEI, onde é investigado por esquema de propina, recebeu indicação de Comissão Processante; na Comissão de Ética, por quebra de decoro, com apontamento para um processo administrativo visando também a cassação de seu mandato por ter a boca grande e utilizar a tribuna da Casa na certeza da impunidade.

Boca do povo
Ouvido e verberado no Mercadão de Pinda, o petista Herivelton Vela pediu para ser chato e deu eco. Ninguém aguenta mais sua ladainha de ‘bicho-papão’ disfarçado de vovozinha querendo ‘papar’ os eleitores desavisados…

Esperando a largada
O ex-secretário de Esporte de Pinda, Everton Chinaque, está acertando os últimos detalhes de seu ‘plano de voo’ rumo à Câmara. Mesmo acompanhando de perto as cruzadas eleitorais dos pré-candidatos à Prefeitura, Ricardo Piorino e Rafael Goffi, Everton não desvia sua atenção dos amigos e apoiadores que prometem marchar juntos até as urnas de 6 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *