Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em São José do Barreiro

Ônibus do projeto atende nesta quinta e sexta-feira; moradores podem emitir documentos, receber orientações e fazer denúncias

A van do projete oferece serviços como emissão de documentos, agendamentos e orientação jurídicas (Foto: Reprodução)

Raphaela Dias
São José do Barreiro

O programa estadual Cidadania Itinerante está realizando atendimentos gratuitos em São José do Barreiro para emissão de documentos, agendamentos e orientações jurídicas. A van do projeto atende, nesta quinta-feira (10), até as 17h. Já na sexta-feira (11), ele volta a funcionar das 09h às 17h no pátio da Rodoviária, localizado na avenida Fortunato Lobão, s/n.

Entre outros serviços disponibilizados, estão denúncias relacionadas à violência doméstica, discriminação e intolerância.

A ação, promovida pela secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, utiliza três unidades móveis que percorrem os municípios paulistas. Segundo o órgão, o projeto alcançou a marca de 219 mil serviços solicitados por mais de 63 mil pessoas desde seu lançamento, em junho de 2022.

O Cidadania Itinerante é um projeto da secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, que conta com três unidades móveis que percorrem as cidades paulistas levando serviços públicos, além de acolhimento de denúncias sobre discriminação racial, de povos indígenas e de gênero, violência doméstica, apoio às vítimas de violência, proteção às crianças ameaçadas de morte.

A secretaria de Justiça e Cidadania informou que serão distribuídas cem senhas por dia, seguindo a ordem de chegada, com a distribuição encerrando uma hora antes do término previsto dos atendimentos.

Entre os serviços disponíveis gratuitamente em São José do Barreiro estão: agendamento de 1ª e 2ª via de RG; agendamento de segunda via de CNH; agendamento na Receita Federal; atestado de antecedentes criminais; baixar carteira de trabalho digital no celular; consulta Serasa; criação de conta GOV; elaboração de currículo; emissão segunda via de CPF e título de eleitor; emissão de segunda via de contas (água e luz); encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; entrada no seguro-desemprego; orientações com Procon e Defensoria Pública; orientações migratórias com a OIM (Organização Internacional para as migrações) denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; registro de boletim de ocorrência; solicitação de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *