Pinda propõe integração de sistemas de segurança de 15 cidades

Projeto sugere compartilhamento de dados e de imagens de câmeras de segurança; proposta busca fortalecer e agilizar combate à criminalidade

A iniciativa inovadora busca garantir mais eficácia e agilidade no combate à criminalidade (Foto: Divulgação)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou nesta semana um projeto que propõe o compartilhamento de informações entre os sistemas dos COI´s (Centros de Operações Integradas) de 15 cidades paulistas. A iniciativa inovadora busca garantir mais eficácia e agilidade no combate à criminalidade.

Realizada no auditório do Hotel Intercity Pátio Pinda na última quarta-feira (14), a reunião de apresentação da proposta contou com as presenças de representantes das prefeituras de Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, São Sebastião, Campos do Jordão, São José dos Campos, Taubaté, Tremembé, Jacareí, Bertioga, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Itaquaquecetuba. Na ocasião, o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pinda, Danilo Velloso, apontou as vantagens que podem ser geradas na área de Segurança Pública através da integração das informações dos COI´s municipais, o que possibitaria o compartilhamento de dados e de imagens captadas por câmeras de videomonitoramento. Na parte final do encontro, foi definido que as prefeituras convidadas estudarão a proposta de Pinda nas próximas semanas, sendo que na sequência as interessadas em participar do projeto celebrarão um termo de cooperação técnica.

Contando com 1.513 câmeras de videomonitoramento de segurança, Pinda possui em vigência uma parceria com Tremembé para o compartilhamento de imagens e dados.

Procurado pela reportagem do Jornal Atos, Velloso demonstrou otimismo sobre a possível viabilização da ação integrada, já que os representantes municipais sinalizaram positivamente à proposta. O chefe da pasta apresentou ainda um exemplo de como a melhoria funcionaria na prática. “Quando um veículo que possui queixa por furto ou roubo passar por uma cidade parceira, tendo sua placa flagrada pelas câmeras inteligentes, um alerta será emitido também nos COI´s dos demais municípios, possibilitando que as forças de segurança o interceptem em algum destes locais. É interessante frisar que as prefeituras não necessitarão desembolsar recursos, pois para participar da ação elas utilizarão apenas os equipamentos e bancos de dados que já possuem”.

Um dos participantes da reunião, o secretário de Segurança de Lorena, Marcos Antônio de Oliveira, elogiou a proposta de Pinda. “Trata-se de um projeto muito importante, porque visa, de fato, compartilhar as informações em tempo real dos municípios. Essa funcionalidade irá melhorar a resposta das forças de segurança no combate às ações criminosas. Teremos a oportunidade de explorar ainda mais a tecnologia que já possuímos e fazer com que as nossas ações sejam de fato mais assertivas e precisas. Com isso, vamos conseguir otimizar os meios e recursos que já possuímos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *