Centro de distribuição do Mercado Livre entra em funcionamento em Lorena

Às margens da Via-Dutra, unidade emprega 86 trabalhadores; contratações devem subir para cerca de quinhentas há médio prazo

Centro de distribuição do Mercado Livre; unidade de Lorena deve impulsionar a geração de empregos (Foto: Divulgação ML)

Lucas Oliveira
Lorena

Com sua implantação anunciada no fim de abril, o centro de distribuição do Mercado Livre em Lorena entrou em funcionamento no início da manhã desta quinta-feira (15). A instalação da empresa, que oferece soluções de comércio eletrônico, é uma das apostas municipais para impulsionar a geração de empregos na cidade.

Segundo a Prefeitura, o pontapé inicial de operação do centro de distribuição de mercadorias foi dado às 6h. Com a previsão de gerar até quinhentos empregos diretos há médio prazo, a unidade inicialmente conta com 86 funcionários, sendo seis no setor de limpeza e oitenta no de recebimento, preparo e envio de produtos.

A implantação do empreendimento foi anunciada em 24 de abril após uma reunião entre o prefeito Sylvio Ballerini (PSD), o empresário e ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e o vereador Fábio Matos (Cidadania). De propriedade do empresário paulistano, a área de 35 mil m² que abriga o centro de distribuição, que tem 13 mil m², fica às margens da rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro, onde funcionou a fábrica da Comil Ônibus S.A.

Adquirido por Skaf no fim de dezembro de 2020, o terreno, que havia sido doado pelo Município à Comil em 2015, não era utilizado desde 28 de janeiro de 2016, quando a montadora de ônibus anunciou o fechamento da unidade de Lorena devido à uma crise financeira.

Criado na Argentina e sediado no Uruguai, o Mercado Livre é líder em comércio eletrônico na América Latina através de seu marketplace, plataforma em que vendedores anunciam e comercializam seus produtos ao público consumidor. Atualmente, a empresa opera em 18 países e conta com dezenas de centros de distribuição de mercadorias. 

Com o início do funcionamento do Mercado Livre, a tendência é de que Lorena siga registrando bons resultados no balanço federal do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A cidade contabilizou no primeiro semestre deste ano 3.885 contratações e 3.367 demissões, obtendo um saldo positivo de 518 empregos gerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *