Levantamento da BandVale, UOL/ Paraná Pesquisa tem Fábio Marcondes com 44,5% e Ballerini com 39,3%

Com margem de erro em 4,2 pontos percentuais, trabalho do instituto ouviu 580 eleitores, com dois cenários de estimulada, espontânea e rejeição;

Paula Sennes, Fábio Marcondes e Sylvio Ballerini; pré-candidatos à Prefeitura de Lorena são avaliados em pesquisa divulgada (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena

Uma nova pesquisa com os pré-candidatos à Prefeitura de Lorena foi divulgada, nesta terça-feira (23). O Instituto Paraná Pesquisas, a TV Band Vale e o portal UOL publicaram o levantamento que mostra uma disputa acirrada, com vantagem para o ex-prefeito Fábio Marcondes (Republicanos) sobre o atual prefeito Sylvio Ballerini (PSD).

Essa é a segunda pesquisa oficial divulgada na cidade. No final de junho, o Jornal Atos e o Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas trouxeram os primeiros números oficiais em pesquisa quantitativa, que apontava liderança para Ballerini.

Desta vez, a situação é favorável ao outro lado da pesquisa da disputa eleitoral, cada vez mais polarizada. O Paraná Pesquisa foi às ruas entre os dias 19 e 22 de julho, ouvindo 580 eleitores. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de 4,2 pontos percentuais para mais e para menos nos resultados gerais.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-00464/2024, o levantamento traz dois cenários na pesquisa estimulada. No primeiro deles, Fábio Marcondes aparece com 44,5% das intenções de voto, enquanto Sylvinho tem 39,3%. A terceira pré-candidata na cidade, Paula Sennes (PSB), foi indicada por 4,1% dos entrevistados.

Ainda neste levantamento, os eleitores que estão no “Não sabe ou não respondeu” aparecem com 5,2%. Os que responderam em “nenhum, branco ou nulo” são 6,9%.

No segundo cenário da pesquisa estimulada, quando o levantamento cita somente os nomes dos dois principais prefeituráveis, Marcondes tem 46,7%, contra 40,5% de Ballerini. “Não sabe ou não respondeu” são 5,7% e “nenhum, branco ou nulo” são 7,1%.

Os números da pesquisa espontânea trazem a informação de que 52,1% dos entrevistados estão entre os que “não sabem ou não responderam”. O “ninguém, branco, nulo” são 5%. A mesma pesquisa traz ainda Fábio Marcondes com 21,4%, Sylvinho Ballerini com 20,7%, Paula Sennes com 0,2% e outros nomes citados com 0,7%.

O último item da pesquisa traz a rejeição. Com a pergunta “se as eleições para prefeito de Lorena fossem hoje em qual/quais desses candidatos o(a) sr.(a) não votaria de jeito nenhum? Entre as respostas Paula Sennes aparece com 41,0%, Ballerini chega a 24,1% e Marcondes de 20,7%. Os eleitores que responderam “não sabe/ não respondeu” estão em 14,7%, enquanto o item “poderia votar em todos” são 7,6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *