Política a conta-gotas…

Mineiro e Fernando Hummel

Pra fechar questão
As eleições de Cachoeira ainda reservam muitas surpresas pela frente. Imaginem se der certo a aliança entre o prefeito Antonio Mineiro e Fernando Hummel! Pois bem, com apoio de um numero significativo de eleitores que têm esperança de ver o município novamente no caminho do desenvolvimento, estão incentivando a união entre o temperamental e o racional. Disseram que o projeto desta união surgiu em um dos ambientes da Canção Nova, com o propósito de abrir a economia da cidade para acompanhar o Turismo Religioso.

Tira-teima
A julgar pelo últimos números eleitorais em Pindamonhangaba, o vereador Herivelton Vela (PT), o muito que conseguiu trazendo João Ribeiro de vice e ainda com Geraldo Alckmin em seu palanque, foi ultrapassar Torino e Vito Ardito. Assim mesmo, perde para Ricardo Piorino e Rafael Goffi. Comenta-se no Mercadão que quanto mais ele critica o governo do Dr. Isael Domingues, mais distante fica de Piorino.

Pode ser que sim, pode…
…ser que não! Comenta-se na roda dos ‘previsólogos’ do mercado político de Pinda que, levando em consideração o cenário eleitoral, talvez o ex-prefeito Vito Ardito decline de sua participação direta na campanha como vice de Torino. Que ninguém se surpreenda, caso Ardito resolva ceder seu espaço na majoritária ao vereador Magrão, casualmente investigado na Câmara por esquena de propina.

Tele sena eleitoral
Pelos aplausos das torcidas e manifestações das camisas organizadas da política de Pinda, tem gente apostando na composição da próxima Câmara. Entre os mais citados nas rodas, somam-se 22 nomes para 11 vagas. Com a dezena 22 (PL) Ronaldo Pipas, Marco Mayor, Sub Nilson, Gilson Nagrin e Regininha são os mais comentados; pelo União Brasil, Renato Cebola, Tiago Silva, Fernando Frangão, Ana Goffi, Julinho Car e Gislene tiveram seus nomes citados nas apostas. Já no PP, Fabio Duarte e Norbertinho Moraes têm feito a diferença. No Podemos, a trinca Rogerinho, Rodrigo Godoy e Felipe Guimarães são mencionados em vários bairros; parece que do PT, Erica Cândido e Celinho prometem fazer a diferença, enquanto no PSD, talvez apenas o Dr. Julielton e Magrão vão ver quem senta na cadeira. Ah! O Republicanos deve surpreender a torcida com ‘o homem do esporte’ Everton Chinaque, o Gari Abençoado e por que não dizer, o José Carlos Gomes – cujo codinome é Cal. Com raras exceções, destes nomes, sairão os novos legisladores. Pelo menos é isso que o pessoal das pranchetas tem ouvido.

Meu vice, minha campanha
A movimentação política de Guaratinguetá, esta semana, focou mais os pré-candidatos anunciados a vice-prefeito. A patuleia ‘consulta os universitários’ para saber qual dos prefeituráveis fez a melhor escolha. Anote pra ver: Regis Yasumura do PL teve de se contentar com João Vaz; Dani Dias do Republicanos optou por Dr. Galhardo Filho; Fábio Selles do PT acertou com Lucia Issa; Thales do PSOL apresentou Rosana e Junior Filippo do PSD acabou com o mistério revelando quem é Bruno Santos.

O que muitos querem saber
Quem vencerá a aparente ‘queda de braços’ entre o pré-candidato à sucessão, Regis Yasumura e o prefeito Marcus Soliva, na questão da troca ou não de João Vaz pela Dra. Carol, na configuração de vice?
Não convidem para…
…a mesma picanha – os vereadores Mauro Fradique e Bruno Lorena, principalmente se o assunto for histórico familiar, com o Elcinho Vieira controlando o fogo da churrasqueira!!!

Polêmica na LDO
Assunto vibrante da semana em Lorena foi a votação da LDO para 2025, aprovada sob o protesto de seis vereadores contra nove governistas. Na verdade, a treta foi além do valor do duodécimo da Câmara, bem inferior o atual. O pau quebrou quando Bruno Lorena – pilhado por Elcinho Vieira – rebateu Maurinho Fradique na tribuna, replicando o histórico familiar de ambos. Pior foi a tréplica, quando foram ouvidos em alto e bom tom adjetivos como “ladrão, condenado, estelionatário, caloteiro etc…”!

O caminho do ouro
Circula pelos corredores políticos de Lorena que alguns vereadores e outros pretendentes ao cargo nem bem combinaram o mandato com os eleitores, já estão em disputa pela presidência da futura Câmara. Talvez isso explica o estresse entre Maurinho Fradique e Bruno Lorena; as articulações de Beto Pereira contra os interesses de Elida Vieira; Luiz Gral correndo por fora observado pelo Cel. Quintino, que também pensa no assunto.

‘A arte da guerra’
Esquenta o clima de campanha em Lorena. O pré-candidato Fábio Marcondes ‘saca primeiro’ e atira contra Sylvio Ballerini, com denúncia na Justiça de Eleitoral por campanha antecipada e abuso do poder econômico. E tem mais, o chumbo grosso respingou também na pré-vice Marietta Bartelega e no vereador Beto Pereira. Tem gente apostando que o troco virá com ‘juros e correção monetária’. Quem viver, verá!!!

‘Todos odeiam o Chris’
É voz corrente nos balcões políticos de Aparecida, que a oposição ao prefeito Luiz Carlos – o Piriquito, tem a finalidade de derrubar o ‘grande pássaro do poleiro’, quer dizer, das urnas de 6 de outubro. A julgar pela ‘força-tarefa’ da Câmara – leia-se André Monteiro & Cia – em instaurar três CEI’s quase que simultâneas contra o seu mandato, sua cassação estava ‘escrita nas estrelas’. Pelo menos até que a Justiça analise os fatos e o procedimento dos vereadores…

Tragédia anunciada
É voz corrente em alguns setores públicos de Aparecida que o prefeito Piriquito está ‘pagando este boleto’ – em ser cassado – porque no final de 2023 ‘cruzou os braços’ na eleição da mesa administrativa da Câmara, levando seu ‘âncora’, Juninho Corpo Seco a perder a reeleição para presidência. Moral da história, além da presidência, perdeu também votos no plenário. Tanto é, que foi cassado pelos glamorosos 7 votos contra apenas 1 do seu preterido Corpo Seco!!!

Opostos & contrários
Enquanto o prefeito Antonio Mineiro, mesmo afastado do cargo, segue preparando seu time para a reeleição, o vice, Dr. Ailton Vieira, ‘mete bronca’ prefeiturando em Cachoeira e também dando ‘sinal verde’ para sua equipe acertar as convenções. Mesmo embaixo de críticas da especulação política, Fabiano Vieira, sobrinho do homem, deixa claro que ainda não mostrou todas as ‘cartas que têm na manga’ com relação sua saúde eleitoral. Segundo os bem informados, as críticas e o inconformismo dos adversários são provas que ele está vivo no jogo…

Triste realidade
Parece que o prefeiturável Breno Anaya (PP), ainda que tenha batalhado o apoio do PL para sua futura candidatura, tem demonstrado constrangimento quando a turma de Edson Mota se aproxima para as fotos. Pelo que se ouve pelas esquinas de Cachoeira, é que o ‘fundo eleitoral’ do PL é bem-vindo em seu palanque, já os candidatos à reeleição na Câmara seriam desnecessários se não fossem obrigatórios…

A concorrência que lute
Apesar de ‘fazer cara de paisagem’ diante de várias fake news divulgadas nas redes sociais de Cachoeira – focando sempre coincidentemente os adversários, é claro – o prefeiturável Aurélio Hummel segue a vida, quer dizer, a pré-candidatura, criando uma rota distante dos campeões de rejeições, que encarecem qualquer campanha eleitoral, e pior, tiram votos.

Fake da demissão
Pegou muito mal aos moradores de Cruzeiro os boatos da demissão do Dr. Davi – apoiador contumaz da campanha de Diego – da Santa Casa local, supostamente em consequência de perseguição política. Segundo os bem informados, o que houve foi uma redução dos plantões que o médico fazia. Muitos entenderam o alarde sobre ‘a fake-news da demissão’ como uma dose de oportunismo da ‘turma de Diego Miranda’, que entrou no jogo, sabe-se lá por quem. Ah! Parece que o plantão agora está mais para “plantão de fofocas” do que para consultas médicas.

Que não seja por falta…
…de vice! O pré-candidato a prefeito de Cruzeiro, vereador Fafá, deu uma resposta positiva aos que diziam que “ele chegou a fraquejar diante do desafio”. Pressionado pelo seu pequeno grupo, formado quase todo por sua família, esta semana, ele definiu seu pré-candidato a vice, o professor Kleber de Carvalho, que faz oposição ferrenha entre os professores da rede municipal, um dos setores de aposta de Fafá. Agora vai…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *