Região se mobiliza para ajudar população do Rio Grande do Sul

Fundos Sociais de Solidariedade, associações e unidades dos Correios encabeçam maior parte das campanhas

Material de doações; donativos recolhidos por campanhas tentam amenizar a dor de famílias desalojadas no Sul do país (Foto: Reprodução EBC)

Andréa Moroni
RMVale

Com a volta das chuvas e agora com as temperaturas baixando, o Rio Grande do Sul enfrenta, desde o último dia 29, a pior tragédia climática de sua história. A tragédia gaúcha tem mobilizado a ajuda dos moradores de todo o Brasil, e na região não é diferente, com ações para coletas e envio de doações de colchões, roupas, água, comida, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Segundo o último balanço da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, 126 pessoas morreram vítimas das enchentes, 141 estão desaparecidas e 756 ficaram feridas. O estado tem 437 dos seus 497 municípios afetados pelos temporais e 408,1 mil pessoas fora de casa. Há 70.772 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337.346 nas casas de amigos ou parentes.

O trabalho em busca de apoio vem de várias frentes. Agências dos Correios estão recebendo doações para as vítimas das chuvas. São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene e vestuário. 

Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), unidades dos Fundos Sociais de Solidariedade estão mobilizados nas arrecadações em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Caminhões com doações saem em direção a São Paulo para serem enviados depois para o Sul do país.

Cruzeiro – Por meio do Fundo Social estão sendo coletados itens essenciais como água, produtos de higiene pessoal e de limpeza. O ponto de coleta está concentrado na sede do Fundo Social, na avenida Jorge Tibiriçá, nº 901, no Centro.

Guaratinguetá – O Município está arrecadando doações na sede do Fundo Social (rua Sargento Baracho, nº 79, na Vila Paraíba) e no Buriti Shopping (avenida Juscelino Kubitschek, no Campo do Galvão).

A partir de segunda-feira (13), a Eeaer (Escola de Especialistas da Aeronáutica) passa a receber donativos para as vítimas das chuvas. O posto de arrecadação será no aeroporto de Guaratinguetá, à rua Xavantes, nº 4.453, no Pedregulho. As doações podem ser feitas até a sexta-feira (17), das 8h30 às 16h.

Lorena – A Prefeitura montou um posto de coleta de produtos de higiene e limpeza, à Praça Firmino Borges Escada (antigo Cartório Eleitoral). O ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A ação está sendo coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Defesa Civil de Lorena. 

A Câmara de Lorena promove até domingo (12) uma ação voluntária de arrecadação de produtos de higiene, absorventes, produtos de limpeza e água, com uma tenda instalada na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no Centro. As doações poderão ser entregues das 9h até às 22h.

Aparecida – A Prefeitura continua arrecadando itens para doar às vítimas. Podem ser doadas roupas, cobertores, mantas, roupas de cama, brinquedos, produtos de limpeza e higiene pessoal. Nesse sábado (11) haverá um ponto de arrecadação na praça Dr. Benedito Meirelles, no Centro, das 8h às 16h. 

Também foram disponibilizados para doações os Cras’s (Centro de Referência a Assistência Social) nos bairros Itaguaçu, Vila Mariana, São Francisco de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Pindamonhangaba – A Prefeitura disponibilizou vários pontos de coleta, Shopping Pátio Pinda; Fundo Social de Solidariedade, na rua Deputado Claro César, nº 53, no Centro; Estação Arte Encanto, na rua Barão Homem de Melo, s/n, no Centro; a sede da Prefeitura, na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso n° 1.400, Alto Cardoso; subprefeitura de Moreira César, na avenida José Augusto Mesquita, nº 170; e a Vila dos Afetos, na avenida Senador Teotônio Vilela, s/n, em Moreira César.

Litoral Norte – A Prefeitura de Ubatuba está recebendo doações de ração para pets na sede da Guarda Civil Municipal, que fica no número 42 da rua da Lua, no Perequê-Açu, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Em São Sebastião, a campanha “São Sebastião Solidária” está arrecadando água potável, produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não-perecíveis, arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo, farinha, entre outros.

As doações podem ser feitas no Cras Norte, à avenida Machado de Assis, nº 410, no Canto do Mar; o Cras Sul, na rua Sargento Filisbino Teodoro da Silva, 200, Boiçucanga; Fundo Social de Solidariedade, à rua Capitão Luiz Soares, nº 33, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *