Guará cria Centro de Referência e Incentivo ao Aleitamento Materno

Unidade funciona de forma anexa ao AME do bairro Pedregulho; local oferece orientações sobre amamentação para mães e atendimento para recém-nascidos

Prática de aleitamento materno; unidade dará suporte para as mães e também aos seus bebês (Reprodução EBC)

Lucas Oliveira
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá anunciou na última segunda-feira (6) a implantação do Criama (Centro de Referência e Incentivo ao Aleitamento Materno) no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do bairro Pedregulho. O equipamento público oferece suporte a moradoras que recentemente deram à luz e também aos seus bebês.

O anúncio da criação do Criama foi feito pelo prefeito Marcus Soliva (Republicanos) e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Évora. A primeira-dama explicou que a unidade tem como principal objetivo oferecer às puérperas ensinamentos, orientações e dicas sobre a prática do aleitamento materno. “O leite materno é rico em nutrientes e contribui consideravelmente para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê. O Criama oferecerá toda a assistência necessária para as mamães nesse momento tão importante na vida do recém-nascido, que é o período de amamentação”, destacou Andréa.

De acordo com a secretaria de Saúde, o equipamento público dará suporte às mães desde a alta hospitalar até os seus filhos completarem um ano. Além do ensinamento de técnicas de amamentação, o Criama atua no oferecimento de consultas com pediatras, psicólogos e nutrólogos; no tratamento de fissuras nos seios das mães; no acompanhamento do crescimento e ganho de peso do bebê; na avaliação da saúde bucal da criança e no oferecimento de orientações sobre a higienização e cuidados necessários com os recém-nascidos.

Oferecido gratuitamente, o atendimento no Criama ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Na data do primeiro atendimento, a mãe necessita apenas apresentar o seu RG (Registro Geral), o comprovante de residência e a certidão de nascimento do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *