Em epidemia, Caraguá registra primeira morte por dengue

Vítima estava internada no Hospital Regional do Litoral Norte; número de óbitos causados pela doença sobe para 144 na região

Agente de endemias realizando vistoria; a Prefeitura promove mutirões de limpeza em vias e terrenos (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou na manhã da última segunda-feira (6) o registro da primeira morte causada por dengue na cidade neste ano. Com o óbito no município praiano, o número de vítimas fatais da doença na região saltou para 144.

Em nota divulgada em seu site oficial, a Prefeitura revelou que o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou que uma idosa de 85 anos, que morava no bairro Indaiá, morreu em decorrência da dengue em 30 de março no Hospital Regional do Litoral Norte, que fica em Caraguá. A vítima, que não teve o nome divulgado, possuía comorbidades devido a um quadro de diverticulite crônica, que consiste na inflamação da parede interna do intestino grosso.

O número de mortes causadas na cidade pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti poderá crescer nos próximos dias, já que um óbito suspeito é investigado pelos técnicos do Instituto Adolfo Lutz.

Segundo dados da secretaria de Saúde, Caraguá contabiliza neste ano 4.241 casos de dengue. As mais recentes ADL´s (Análises de Densidade Larvária) apontam que os locais com maior incidência de criadouros são os bairros Indaiá, Massaguaçu, Perequê-Mirim e Travessão.

Para tentar conter o aumento de casos da doença, a Prefeitura promove mutirões de limpeza em vias e terrenos, fiscalização de imóveis e estabelecimentos comerciais e ainda campanhas de conscientização nas ruas e redes sociais sobre a importância de a população evitar o acúmulo de água parada em objetos. O Município aguarda nesta semana a entrega de 9.282 doses da vacina contra a dengue. Disponibilizados pelo Ministério da Saúde, os imunizantes serão aplicados em crianças de 10 a 14 anos.

Preocupação – Com a confirmação da primeira morte causada pela dengue em Caraguá, o número de vítimas fatais da doença na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) atingiu a marca de 144. Os demais 143 óbitos foram registrados em 13 cidades, que no caso são: Jacareí (52), São José dos Campos (36), Taubaté (26), Pindamonhangaba (13), Caçapava (5), Ubatuba (3), Lorena (2), Cachoeira Paulista (1), Guaratinguetá (1), Roseira (1), Santa Branca (1), São Luiz do Paraitinga (1) e Tremembé (1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *