Região tem alta da Covid nas duas últimas semanas

Pinda identifica quinhentas contaminações e duas mortes em uma semana; Cruzeiro, Lorena, Guará e Caraguá também tem dados preocupantes

Vacinação de idosa durante campanha contra Covid-19; região volta a registrar alta de contaminações (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
RMVale

A última semana foi de preocupação pelas secretarias de Saúde dos municípios da região. Enquanto prefeituras retomam a obrigatoriedade do uso de máscaras, o registro de novos casos de Covid-19 gera preocupação. Cidades como Pindamonhangaba, Cruzeiro, Lorena e Guaratinguetá mostram que os cuidados são necessários para evitar uma nova onda.

Em Pinda, a secretaria de Saúde identificou, recentemente, quinhentos casos de novo coronavírus em um intervalo de sete dias. O dado acende o alerta para a alta contaminação da doença. Na última semana, duas pessoas morreram em decorrência do vírus. A Vigilância Epidemiológica não registrava falecimentos pela enfermidade desde junho.

De acordo com dados avaliados pelos órgãos de saúde do município, do dia 18 a 24 de novembro foram 502 novos casos identificados. Na semana seguinte, de 25 de novembro a 1 de dezembro, mais 444 novas contaminações foram verificadas. Neste mesmo período, a cidade registrou duas mortes em decorrência da doença, após seis meses sem falecimentos por coronavírus. A Unidade de Terapia Intensiva da rede pública opera com 10% da capacidade ocupada, enquanto a privada com 25%. Os leitos de enfermaria operam em 24% somados os leitos públicos e privados. Ao todo, desde de março de 2020, 42,9 mil moradores de Pinda foram contaminados com o vírus.
“Nós temos uma nova variante circulante no estado de São Paulo, que nos alerta para uma possível aumento dos casos e isso faz com que a gente já tome as medidas preventivas, evitando uma grande proliferação do vírus. (…) Qualquer sintoma gripal faz-se necessário buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro para que possa realizar o teste e eliminar a suspeita”, ressaltou a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo.

A situação de elevação dos casos é identificada em toda a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Somente em Caraguatatuba foram 789 novas infecções identificadas na última semana, ao menos 18 pessoas estão hospitalizadas para o tratamento da doença. Enquanto em Guaratinguetá, identificou 472 contaminações pelo vírus, a cidade disponibiliza também o atendimento digital, pelo WhatsApp (12) 99755-1125, para casos suspeitos.

Na cidade de Lorena, o secretário de Saúde, Adaílton Pinto, a cidade registrou, até a última quinta-feira (1), 65 casos de Covid-19, sendo que cinco pacientes estão internados (três em UTIs) e sessenta realizando o tratamento nas residências.

Em Cruzeiro, o boletim epidemiológico apontou 182 novos casos, entre os dias 18 de novembro e 1 de dezembro. A orientação dos municípios é que a população se imunize contra o vírus e faça uso de máscara de proteção em locais com aglomeração de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *