Pinda emite alerta sobre “golpe da fiscalização”

Prefeitura revela que golpistas focam médios e pequenos negócios há pelo menos um mês; comércio é principal alvo

Centro comercial em Pinda; Prefeitura alerta empresários do setor gastronômico a golpe (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Ainda no início deste mês, a Prefeitura de Pindamonhangaba emitiu um alerta sobre golpes aplicados em comerciantes e empresários. De acordo com relatos, golpistas ligaram para comerciantes apontando integrar o departamento de fiscalização do município.

Conforme o detalhamento da Prefeitura, os principais alvos são empresários do setor gastronômico. Os golpistas afirmam ser de um departamento municipal e informam acerca de uma “operação” que seria realizada para averiguações em estabelecimentos comerciais que poderiam estar irregulares. O contato é feito exclusivamente pelo telefone, com o número (12) 98164-8674, e em seguida há a conversa por aplicativo de mensagens. Os criminosos afirmam ainda que a ação será feita em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Vigilância e Posturas. “O autor é uma pessoa bem articulada e conduz a conversa com sabedoria, proporcionando facilidade para que o comerciante caia no estelionato”, destacou o Município após receber relato de um empreendedor.

O enganador sugere ainda a possibilidade de retirar o estabelecimento da lista de fiscalização, sob a condição de uma transferência bancária de R$ 800 em nome J.S. Sequencialmente, ele envia mais uma mensagem confirmando a retirada da empresa da “relação de fiscalização”, apontando que aguarda, apenas, a confirmação do pagamento para entregar as documentações pessoalmente.

A secretaria de Administração da Prefeitura enfatizou que não realiza ligações telefônicas para informar fiscalização. A orientação da pasta é que os empresários que sofrerem a tentativa de golpe busquem a delegacia para registrar boletim de ocorrência.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?