Ubatuba anuncia plano de combate a furtos na região central

Medidas são traçadas durante reunião do Conselho Municipal de Segurança; ações integradas com a PM começam nesta semana

Movimento no trânsito de Ubatuba; município anuncia plano para amenizar furtos (Foto: Rafaela Lourenço)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Após as reclamações de moradores de Ubatuba, a Prefeitura anunciou no último fim de semana um plano de ações para tentar evitar novos fluxos (festas clandestinas em vias públicas) e furtos na região central do município. De acordo com dados do Estado, a cidade praiana registrou até setembro um aumento de 17% no número de furtos em comparação com o mesmo período de 2020.

Em nota divulgada no site oficial da Prefeitura no último dia 13, a atual gestão municipal, comandada pela prefeita Flavia Pascoal (PL), revelou detalhes do plano de medidas que buscará conter o crescimento de crimes contra o patrimônio e a ordem pública no Centro. Segundo o Executivo, as ações foram traçadas durante uma reunião do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), realizada no último dia 12. O encontro foi solicitado pela prefeita e pelo vereador, Eugênio Zwibelberg (PSL), após denúncias de moradores sobre o aumento de furtos na tradicional rua Guarani, no bairro Itaguá, e os transtornos causados por fluxos na avenida Iperoig e na rua Salvador Correia no Centro.

Além do parlamentar e da chefe do Executivo, a reunião contou também com as participações do comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Guilherme Alves, do presidente do Conseg, Eduardo Reigadas, da comandante da Guarda Civil Municipal, Patrícia Ferreira, do secretário de Segurança, major Edilson de Oliveira, e do diretor de Trânsito, Rodney Stuart.

Após consenso entre os presentes, Flavia anunciou que haverá a partir desta semana a intensificação do patrulhamento e de ações de fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal e da PM nos locais indicados pela população. A Prefeitura revelou ainda que serão reinstaladas as placas de proibido estacionar entre as 0h às 6h nos pontos de ocorrência de fluxos, resultando em multas aos condutores que forem flagrados desrespeitando a regra. “Com o apoio de todas as forças de Segurança, buscamos uma saída bem-feita para evitar a perturbação do sossego. Seguimos cobrando o Estado, que é o responsável pela Segurança Pública, mas também buscamos assegurar nossa parte. Estamos montando a operação conjunta para o Verão 2021/2022 com todos os órgãos envolvidos e, ao mesmo tempo, trabalhamos com a assessoria de Desenvolvimento Econômico e a secretaria de Fazenda para elaborar o regramento e a normativa geral para fiscalização”, explicou a prefeita.

Patrimônio – Segundo dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, Ubatuba registrou 926 furtos até setembro deste ano. O número supera em 17% o montante da mesma época de 2020, que foi de 789.

Em contrapartida, a cidade praiana teve uma queda de 24% no número de roubos no comparativo entre o período, caindo de 264 para 199 casos.

Com o novo plano de medidas de atuação na região central, o Munícipio e a PM buscarão contribuir para a redução de crimes contra o patrimônio, principalmente na região central e turística da cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?