Idosa organiza abaixo-assinado para cobrar melhorias no transporte público de Lorena

Proibição de passagem para assentos comuns é foco de protestos; documento conta com mais de sessenta assinaturas

Passageiros embarcam em ônibus do transporte público de Lorena; espaço para idosos é criticado (Foto: Lucas Barbosa)
Passageiros embarcam em ônibus do transporte público de Lorena; espaço para idosos é criticado (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Idosos que utilizam o transporte público de Lorena organizaram no fim de 2017 um abaixo-assinado para cobrarem melhorias no serviço prestado pela empresa ABC Transportes de Caçapava.

Além da ampliação de linhas que passem pelo Centro, o documento solicita que seja liberada a passagem de pessoas com mais de sessenta anos pela catraca, evitando aglomerações e tumultos.

Moradora do Bairro da Cruz, a aposentada Rita de Souza, 73 anos, quase que diariamente usa o ônibus circular para se dirigir à região central do município.

Cansada de conviver com transtornos durante o percurso, a passageira organizou um abaixo-assinado, que conta com mais de sessenta assinaturas, exigindo providências da empresa que tornem menos desconfortáveis e arriscadas as viagens para os idosos. “Já que o motorista não abre a porta de trás para entrarmos, somos obrigados a ficar nos espremendo em frente à catraca. Tem só cinco assentos para idosos na frente e o restante tem que ficar de pé. Isso é um absurdo e estamos cansados desta situação”.

Além de revelar que encaminhou o abaixo-assinado para o vereador Pedro Nogueira, o Pedro da Vila Brito (PTB), Rita fez outra crítica ao serviço da ABC Transportes. “A maioria das linhas só passam pelo Centro no começo da manhã, depois deste horário os passageiros não conseguimos outros ônibus. Já que a mesmo depois de reclamarmos diversas vezes sobre estes problemas e a empresa simplesmente nos ignorar, decidimos buscar o apoio do poder público”.

Para a também aposentada, Maria Benedita da Conceição, 68 anos, falta bom senso por parte da empresa. “É muita falta de educação deixar a gente nessa situação. Alguém tem que explicar para os motoristas que é perigoso ficarmos de pé na parte da frente, quando o ônibus e com todos os acentos de idosos ocupados. Será que eles não percebem que não tem como continuar fazendo isso?”
Outro lado – A reportagem do Jornal Atos tentou entrar em contato com a gerência da ABC Transportes de Caçapava, mas nenhum responsável foi localizado para comentar o caso.

No fim de outubro de 2017, o Atos publicou uma matéria em que idosos reclamavam de seguirem o trajeto em pé devido à proibição de passarem gratuitamente para os assentos traseiros dos ônibus. Na ocasião, o assessor da diretoria da ABC Transportes de Caçapava, Fernando Cesar, explicou que a orientação passada pela empresa para os motoristas é de que quando o coletivo estiver lotado, são autorizados novos embarques pela porta traseira.

O assessor ressaltou ainda que já no caso dos idosos que estiverem em pé, quando ocorre a superlotação do veículo, eles não podem passar pela catraca devido o registro do sistema eletrônico. Entretanto, a ação do motorista deve ser a de parar no próximo ponto para os passageiros de mais de sessenta anos descerem e embarcarem novamente, mas desta vez pela porta traseira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?