Vacinação contra sarampo tem última semana da segunda fase na RMVale

Campanha conta com vacina disponível em todos os postos de saúde da região, de segunda a sexta-feira

Vacinação realizada no Centro de Pinda, uma das cidades com aumento de casos de sarampo; Cruzeiro chama alerta para novas ocorrências (Foto: Reprodução PMP)
Vacinação realizada no Centro de Pinda; postos de saúde da região seguem atendendo público alvo (Foto: Reprodução PMP)

Marcelo Augusto dos Santos
Região

As cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba entraram na última semana da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Na região, já foram registrados quase 180 casos.

Nesta nova etapa, o público alvo são jovens e adultos de 20 a 29 anos, que ainda não tomaram a vacina. Para as pessoas que já receberam alguma dose em anos anteriores, a recomendação é para o retorno, com a ampliação de imunização contra a doença.

A campanha segue até o próximo sábado (30), quando será realizado o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos que ainda não se vacinaram ou estão com a carteira de vacinação desatualizada.

O público foco deve comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação para a verificação da necessidade de aplicação da dose. O grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas (que não apresenta reações imunitárias normais, ou seja, a uma pessoa com sistema imunológico está enfraquecido) e gestantes.

Pessoas nascidas antes de 1960, que já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitam ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver pendências.

Segundo a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a primeira fase foi realizada entre os dias 7 e 25 de outubro, quando foram vacinadas cerca de quatrocentas mil crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram registrado cerca de 224 casos em 21 cidades das 39 de nossa região. Em todo estado foram 9.384 casos confirmados, porém 55% do total de casos se concentram na capital.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?