Ubatuba pede apoio federal para implantação de hospital municipal

Prefeita se reúne com ministro da Saúde em Brasília; cidade enfrenta problema histórico de falta de leitos de UTI

Reunião em Brasília que debateu o projeto para construção de  um hospital em Ubatuba (Foto: Reprodução PMU)

Da Redação
Ubatuba

Tentando garantir recursos para viabilizar a construção de um hospital municipal em Ubatuba, a prefeita, Flavia Pascoal (PL), entregou na última quarta-feira (28) um projeto técnico ao Governo Federal. Além do setor da Saúde, a chefe do Executivo aproveitou sua ida à Brasília para solicitar recursos para diversas outras áreas.

Num vídeo divulgado em sua página oficial na rede social Facebook, Flavia aparece ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), após participarem de uma reunião na capital. Na publicação, a prefeita contou que apresentou ao ministro o projeto técnico, que conta até mesmo com a planta da edificação do possível aparelho público de Saúde. “Agradeço ao ministro por ter recebido o nosso estudo. A construção deste hospital é um sonho da nossa cidade e iremos trabalhar muito para que ele se concretize, proporcionando à população um atendimento mais digno e humano”, justificou.

Na sequência do vídeo, Queiroga afirmou que sua equipe técnica analisará o projeto e fará o que está ao seu alcance para tentar contribuir para a viabilização da melhoria.

A implantação do hospital municipal busca atender uma antiga reivindicação das famílias da cidade praiana, que enfrentam dificuldades no acesso a leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A Santa Casa de Ubatuba começou a contar com dez leitos para casos graves, exclusivos para vítimas da pandemia da Covid-19, somente no fim do primeiro semestre do ano passado. Historicamente, os moradores de Ubatuba que necessitam de internação devido a acidentes ou doenças graves são encaminhados a outros hospitais da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Ubatuba diversas informações sobre o projeto de construção do hospital municipal, como as previsões de investimento e de número de leitos de UTI, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta matéria.

Pedidos – Durante sua viagem à Brasília, Flavia participou também de reuniões com representantes dos ministérios da Educação, Infraestrutura e Turismo.

Apesar de não revelar o valor, a prefeita afirmou que solicitou apoio financeiro federal para a realização de melhorias como: construções de escolas, aquisição de equipamentos de laboratório de informática, modernização do transporte escolar e avanços na infraestrutura turística do município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?