Ubatuba inaugura primeiro hospital de campanha para pacientes contaminados com novo coronavírus

Aparelho público é montado no Centro de Convenções, cidade praiana tem dez mortes causadas pela doença

O novo hospital de campanha inaugurado em Ubatuba; Centro de Convenções abre espaço para pacientes (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Com 186 moradores infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), Ubatuba ganhou na noite da última sexta-feira um reforço na estrutura de atendimento às vítimas da pandemia. Contando com quarenta leitos, o primeiro hospital de campanha da cidade litorânea foi inaugurado no Centro Municipal de Convenções, na região central.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, a unidade possui dois leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 38 de baixa e média complexidade, equipados de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Formada por cerca de sessenta profissionais, a equipe do hospital de campanha conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e técnicos de higienização.

O aparelho público receberá apenas os pacientes encaminhados pela Santa Casa de Ubatuba, responsável pelas realizações prévias de exames clínicos e de testes de diagnóstico de Covid-19.

A responsável pelo departamento de Especialidades de Saúde, Olívia Samersla, deu mais detalhes sobre o funcionamento do hospital de campanha. “Se um paciente daqui de repente apresentar uma piora clínica, os leitos de UTI disponíveis serão utilizados para fazer uma reversão do seu quadro. Temos também um serviço de ambulância de suporte básico e avançado para caso necessitemos transportar algum paciente”.

Além dos dois leitos de UTI do hospital de campanha, a cidade litorânea conta com apenas outros dez na Santa Casa, implantados no fim de maio com apoio do Governo Federal.

A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Ubatuba informações sobre o valor do investimento aplicado na criação do hospital campanha e a atual taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Dados – De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Ubatuba no último domingo, dos 186 moradores infectados pelo novo coronavírus, 10 morreram, 121 se curaram e 9 seguem internados.

Em contrapartida, o município aguarda a divulgação dos resultados dos exames de 38 casos suspeitos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?