Ubatuba enfrenta transtornos causados por tempestades

Cidade registra alagamentos, queda de árvores e danos em passarela; fortes chuvas devem seguir até a próxima sexta-feira

Um dos ontos de alagamentos registrados em Ubatuba; até o momento não há registro de famílias desabrigadas (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Oliveira
Ubatuba

As fortes chuvas que ‘castigam’ Ubatuba desde a última quarta-feira (8) tem gerado uma série de transtornos na cidade. Além da queda de árvores e de alagamentos em diversos pontos, o município praiano registrou danos em uma importante passarela da Região Norte.

Em nota divulgada em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura informou que foi registrado na cidade pouco mais de cem milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Segundo o Executivo, o alto volume de chuva provocou incidentes, como inundações de diversas vias e queda de árvores, nos bairros Folha Seca, Ubatumirim, Estaleiro, Puruba, Fazenda, Camburi, Taquaral, Casanga e Vila Rolim. No Ubatumirim, a força da água danificou a estrutura da principal passarela do bairro, que segue interditada pela Prefeitura por tempo indeterminado.

Segundo o Executivo, a equipe da Defesa Civil de Ubatuba percorre nesta quinta-feira os pontos da cidade mais afetados pelas tempestades. Apesar dos problemas provocados pelo alto volume de chuva, até o momento não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.

Em nota, a Defesa Civil orienta os moradores e turistas que em caso de enxurradas eles não devem tentar enfrentá-las, pois podem acabar sendo arrastados. A corporação também pede para que moradores de área de risco fiquem atentos a sinais que precedem deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, emperramento de portas e janelas e também inclinação de árvores e postes.

Segundo a previsão do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a expectativa é de que Ubatuba siga registrando fortes chuvas até o fim desta próxima sexta-feira (10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *