Ubatuba conquista apoio federal para conter alagamentos

Cidade é contemplada com convênio de quase R$ 2 milhões; três bairros estão na lista para melhorias em drenagem e pavimentação

Assinatura do convênio para obras de infraestrutura em Ubatuba; três bairros são contemplados (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Buscando modernizar o sistema de drenagem para evitar novos alagamentos em três bairros de Ubatuba, a Prefeitura firmou na tarde da última sexta-feira (5) um convênio de R$ 1, 9 milhão com a Caixa Econômica Federal. Além de melhorias no sistema de captação e escoamento de águas pluviais (provenientes da chuva), o serviço prevê reparos na pavimentação de diversas vias.

Realizada no gabinete municipal, a cerimônia de assinatura do convênio contou com as participações da prefeita, Flavia Pascoal (PL), da coordenadora do Gigov (Gerência do Governo da Caixa Econômica Federal), Lucia Gonçalves de Moraes, e de diversos outros representantes federais e da cidade litorânea.

A Prefeitura de Ubatuba explicou, em nota divulgada nas redes sociais, que os recursos, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional, serão aplicados em obras de pavimentação e de modernização no sistema de drenagem dos bairros: Itaguá, Estufa 1 e Estufa 2.

Com a celebração do convênio, o Executivo terá até 180 dias para entregar o projeto técnico e a documentação necessária para análise da Caixa Econômica. Na sequência, a instituição financeira pública deverá autorizar o Município a abrir um processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pelas obras.

A expectativa municipal é que o serviço comece no início do primeiro semestre do ano que vem. A lista das vias que serão contempladas pela ação deverá ser divulgada pelo Executivo em breve.

Rotina – Os rotineiros alagamentos em Ubatuba durante o Verão, período marcado por fortes chuvas, são uma antiga reclamação de turistas e moradores, que cobram há décadas avanços no sistema de captação e escoamento de águas pluviais.

Em 2 de janeiro, uma tempestade deixou dezenas de vias inundadas, carros debaixo d´água e casas alagadas em seis bairros, entres eles: Itaguá, Estufa 1 e Estufa 2. Na ocasião, 16 famílias tiveram que deixar seus lares, sendo abrigadas temporariamente no Ginásio de Esportes Tubão.

Na época, o caso reacendeu o debate na cidade sobre a urgência de melhorias no sistema de drenagem.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?