Ubatuba anuncia retomada de consultas veterinárias

Centro de Referência Animal adota medidas para evitar aglomerações; atendimentos a cães e gatos são gratuitos

Centro de Referência Animal de Ubatuba; local volta a ter atendimentos ambulatorial para cães e gatos (Foto: Reprodução PMU)

Da Redação
Ubatuba

Para contribuir para a preservação da saúde de cães e gatos de Ubatuba, a Prefeitura retomou nesta terça-feira (30) o agendamento para atendimentos ambulatoriais no CRA (Centro de Referência Animal). Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as consultas ocorrerão em horários específicos para evitar aglomerações na unidade.

Localizado no bairro Estufa 1, o CRA foi inaugurado pelo prefeito Délcio Sato (PSD) em outubro de 2018. A unidade teve suas atividades suspensas no fim de março, devido o avanço da pandemia na cidade litorânea.

De acordo com o Executivo, para que não haja filas na recepção do aparelho público, os donos dos animais de estimação deverão agendar as consultas com os veterinários através do contato: (12) 3833-1085. As ligações devem ser realizadas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30.

Após ser informada pelo morador sobre os sintomas e demais problemas de saúde apresentado pelo cão ou gato, a equipe veterinária realizará a triagem dos casos, dando preferência aos que se encontram em situação mais preocupante. Na sequência, os técnicos ligarão para os donos, comunicando sobre a data e horário que devem comparecer no CRA com seu bicho de estimação. Os procedimentos serão agendados em horários distintos, buscando evitar a permanência simultânea de um grande grupo de moradores no interior do aparelho público.

Segundo a Prefeitura, no dia da consulta, cada usuário deverá chegar com antecedência de 15 minutos e, se possível, levar carteira de vacinação do animal. O usuário deverá respeitar as normas de prevenção à Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara e higienização frequente das mãos com álcool em gel.

Em nota oficial, o Executivo ressalta que na consulta o veterinário poderá fazer prescrição médica, marcar retorno e realizar pedidos de exame, mas a CRA “não se trata de um Pronto Socorro animal, não há rede de apoio de laboratórios ou exame de imagem, somente a consulta com profissional veterinário (trecho do documento)”.

Além da retomada das consultas, que estavam suspensas desde o fim de março, a unidade voltará atuar na vacinação antirrábica (contra a doença raiva) a partir da próxima quinta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?