Ubatuba amplia opções de pagamento de impostos municipais

Tributos podem ser pagos pelo cartão de crédito e débito; medida busca conter inadimplência

Contribuinte busca setor tributário para acertar impostos; serviços ganham novas modalidades para pagamento (Foto: Divulgação PMU)
Contribuinte busca setor tributário para acertar impostos; serviços ganham novas modalidades para pagamento (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Tentando reduzir o número de moradores inadimplentes com os impostos municipais, a Prefeitura de Ubatuba desde a última semana passou a aceitar também o pagamento dos tributos através de cartão de débito e crédito. A alternativa permite aos contribuintes parcelarem as taxas em até 12 vezes.

Além de alvarás de funcionamento para estabelecimentos comerciais, a mudança possibilitará que sejam pagos pelo cartão os tributos: IPTU (Imposto Territorial e Predial), ISS (Imposto Sobre Serviço), ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Os moradores interessados em recorrerem a esta alternativa, devem comparecer entre segunda e sexta-feira, das 9h ás 15h, no posto de atendimento “Fácil”, que fica na região central da cidade litorânea.

De acordo a Prefeitura, são aceitos os cartões das bandeiras: American Express, Elo, Hiper, Hipercard, JCB, Mastercard e Visa.

O secretário de Fazenda e Planejamento, Ralph Luiz Soares, destacou os principais objetivos da iniciativa. “Com isso, oferecemos mais uma oportunidade, além de comodidade, para o cidadão pagar seus tributos e regularizar seus débitos junto á Prefeitura. Ao mesmo tempo, ampliaremos a arrecadação municipal, necessária para a execução de diversos serviços para a população”.

De acordo com o chefe da pasta, está em fase de implementação uma ferramenta no site oficial da Prefeitura que possibilitará o pagamento pelo cartão através da internet. A expectativa municipal é que a opção entre comece a funcionar a partir da próxima semana.

Soares revelou ainda dados sobre a atual taxa de inadimplência que o Município enfrenta. “No IPTU, ela gira em torno de 37% a 39%. É o único imposto em que medimos a inadimplência porque ele é lançado de ofício no início do ano, então é possível sabermos qual o total que deveria ser arrecadado”.

Os contribuintes que optarem em seguir pagando os impostos no dinheiro, continuam com a opção de imprimirem os boletos pelo site da Prefeitura. Já os que possuem dívidas com o Munícipio, devem comparecer ao Paço Municipal para renegociar as pendências.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?