Sabesp investe R$ 43 milhões para conter vazamentos no Litoral Norte

Medida tenta reduzir desperdício de água em três munícipios; novo sistema detecta ligações clandestinas na rede

Caminhão carregado de materiais para obras no Litoral; Sabesp amplia estrutura de atendimento (Foto: Divulgação)

Da Redação
RMVale

Contando com um investimento de R$ 43 milhões, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lançou na última segunda-feira (19) um pacote de obras que busca reduzir o desperdício de água no Litoral Norte. Previsto para ser concluído até o fim de 2022, o serviço contemplará três das quatro cidades praianas.

De acordo com a gerência da concessionária, a principal melhoria consistirá na modernização do sistema operacional de abastecimento de água que identificará, através de um novo mecanismo eletrônico, com mais rapidez vazamentos e ligações irregulares na rede. O pacote prevê também as substituições de hidrômetros, tubulações e ramais domiciliares em 43 bairros, distribuídos por Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

Segundo a Sabesp, devido à complexidade do serviço, a empresa necessitará de um reforço de operários em sua equipe, sendo prevista a contratação de 155 trabalhadores.

O pontapé inicial do pacote de obras foi dado na tarde última segunda-feira em São Sebastião e contemplará 28,1 quilômetros de tubulações do sistema de abastecimento de água dos bairros Guaecá, Enseada, Canto do Mar, Jaraguá, Praia das Cigarras, Figueira, São Francisco, Olaria, Arrastão, Reserva du Moulin, Pontal da Cruz, Centro, Varadouro, Praia Deserta, Porto Grande, Vila Amélia e Topolândia. “Com esses investimentos para a redução de perdas, que consequentemente geram maior sustentabilidade, a Sabesp cumpre sua missão de prestar serviços na melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Esse é o nosso compromisso com a população do Litoral Norte”, ressaltou o superintendente da companhia, Rui César Bueno.

Prevista para ser iniciada até o fim deste ano, a modernização de pouco 9,2 quilômetros da rede de Ubatuba beneficiará os bairros: Barra Seca, Itaguá, Parque dos Ministérios, Taquaral, Usina Velha, Morro da Pedreira, Barra, Perequê-Açu, Iperoig, Ponta Grossa, Tenório, Praia Grande, Toninhas, Ponta das Toninhas, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Praia da Ribeira, Praia da Sununga, Lázaro e Domingas Dias.

Programado também para começar até o fim de dezembro, o serviço em Caraguá será realizado em 28,1 quilômetros de tubulações, distribuídos pelos bairros: Benfica, Guaxinduba, Palmeiras Norte e Porto Novo, beneficiando as comunidades do Perequê Mirim, Travessão, Jardim Miramar, Jardim dos Sindicatos, Barranco Alto, Jardim das Flecheiras, Morro do Algodão, Ilha Morena, Colônia de Férias João Cleofás, Balneário Recanto do Sol, Balneário Mar Azul, Balneário Golfinho, Jardim das Palmeiras, Vila Saveiros, Pontal Santamarina, Jardim Britânia, Gaivotas, Poiares, Aruan, Tinga, Jardim Jaqueira, Caputera, Estrela, Centro, Sumaré, Camaroeiro, Cidade Jardim, Terralão, Casa Branca e Olaria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?