Sabesp inicia ampliação do sistema de tratamento de esgoto de Ubatuba

Iniciativa beneficia mais de 13 famílias de oito bairros; ação busca reduzir poluição de rios e do mar

Planta da estação de tratamento de esgoto que será construída em megaobra (Foto: Divulgação Sabesp)

Lucas Oliveira
Ubatuba

As famílias de Ubatuba que moram em imóveis sem acesso ao sistema de tratamento de esgoto ganharam um motivo para comemorar nesta semana. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou o início de uma megaobra de ampliação da rede coletora da cidade praiana, que beneficiará os moradores de oito bairros.

Em nota divulgada em seu site oficial, a Sabesp informou o pontapé inicial do serviço que consistirá na implantação de 126,7 quilômetros de rede coletora e na construção de três ETE´s (Estações de Tratamento de Esgoto) e de 41 estações elevatórias de bombeamento de esgoto. A megaobra é executada em quatro sistemas de esgotamento sanitário, que ficam nos bairros Centro, Jardim Itamambuca, Maranduba e Perequê.

De acordo com a Sabesp, a melhoria garantirá a ligação à rede coletora de 13.412 imóveis, distribuídos pelos bairros Enseada, Jardim Itamambuca, Maranduba, Perequê, Recanto Itamambuca, Santa Rita, Sertão da Quina e um trecho da região central da cidade.

Além de melhorar a qualidade de vida das famílias dos oito bairros, a iniciativa da companhia busca evitar que imóveis sigam despejando esgoto no ribeirão Perequê-Mirim e nos rios Itamambuca e Maranduba, fato que contribuirá também para a redução da poluição do mar. 

A megaobra é uma das ações do Onda Limpa, programa ambiental da Sabesp que prevê investir R$ 1 bilhão em melhorias no sistema de saneamento básico do Litoral Norte até 2026 com o objetivo de melhorar as condições das praias e proteger a vida marinha.

A reportagem do Jornal Atos solicitou à Sabesp informações sobre a previsão de conclusão da megaobra e o atual índice de tratamento de esgoto em Ubatuba, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *