RMVale ultrapassa 47,8 mil casos do novo coronavírus

Mesmo com desaceleração, doença ainda preocupa municípios; mais de 1,2 mil pessoas morreram em decorrência da enfermidade na região

Ainda controverso, o uso de máscaras segue em debate com queda dos números da Covid-19 (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Bruna Silva
RMVale 

Levantamento de dados das secretarias de Saúde da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) apontou que, desde o início da pandemia, 47.836 casos foram registrados. Cerca de 1285 moradores da região não resistiram às complicações da doença. Para amenizar o impacto, as prefeituras têm ampliado a estrutura de atendimento e garantido a queda na curva de contaminações, como Pindamonhangaba, que conseguiu recorde positivo no último mês.

Embora a ascensão escalonada tenha ocorrido entre os meses de maio e julho, a incidência da Covid-19 continua preocupando as pastas responsáveis pela contenção da doença. Apesar da flexibilização da quarentena, que permitiu o retorno das atividades comerciais, especialistas ainda apontam o distanciamento social como um dos meios mais eficazes de prevenção.

Pindamonhangaba contabilizou 2.435 contaminados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia. Mesmo com o número elevado de infecção, a cidade registrou 46 óbitos, uma das menores taxas do Estado. Ainda em agosto, o município recebeu dez mil testes rápidos que foram encaminhados para a análise de moradores que quiserem fazer o exame, é possível o agendamento pelo site da Prefeitura.

A rede de saúde municipal conta com 15 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 45 respiradores para pacientes com o vírus, no fim de setembro houve ocupação de 80%, a pasta responsável atrelou o aumento de internação ao feriado de 7 de setembro. A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, destacou que em nível regional está ocorrendo a desarticulação dos leitos de UTI Covid-19 em conjunto com Departamento Regional de Saúde para a retomada de atendimentos eletivos, como cirurgias. “Hoje pra eu retomar as cirurgias eletivas na Santa Casa, eu preciso desarticular dez leitos de UTI Covid e a minha preocupação é que nós não estamos ainda nesse momento”, confessou a secretária.

Entre as cidades que possuem maior incidência da doença na RMVale estão São José dos Campos (17.989), Taubaté (6.054), Jacareí (3.636), Guaratinguetá (1.193), Caraguatatuba (2.284), Ubatuba (1.461) e Lorena (1.220).

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?