Região acumula casos de vitórias sobre o vírus, mas não chega a metade da taxa de curados no país

Com novos registros de cura no Litoral, Caraguá e Guará enfrentam dificuldades com recuperação; na contramão, Lorena supera média do país

Médico recuperado de Covid-19 em Caraguá; cidade e região registram curas da doença (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
RMVale

Um levantamento divulgado pelo Governo Federal na tarde da última quarta-feira revelou que pouco mais da metade dos brasileiros infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) conseguiu se curar. Tentando acompanhar o ritmo nacional, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) teve na última semana diversos pacientes que se recuperaram da doença.

Em sua primeira entrevista coletiva, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, informou que o país registra 45.757 casos de coronavírus, sendo 2.906 mortes. Em contrapartida, o número de pacientes curados é de 25.318, correspondendo a uma taxa de recuperação de 55%.

Líder de casos confirmados de Covid-19 no Litoral Norte, com três mortes e vinte moradores infectados, Caraguatatuba ganhou mais um motivo para se preocupar, já que dados divulgados pela Prefeitura na última quarta-feira apontaram que apenas cinco pacientes já conseguiram se curar, correspondendo a apenas 21% do total de diagnosticados.

O caso mais recente de recuperação foi o do médico Gustavo Boher, 53 anos, que recebeu alta na última segunda-feira. O profissional de saúde, que foi contaminado no início de abril, segue em isolamento domiciliar, aguardando liberação para voltar ao trabalho na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Centro de Caraguá.

Além de Boher, outro médico foi curado recentemente no município praiano. Liberado da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Casa de Saúde Stella Maris no último dia 14, um pediatra, de 47 anos, que estava internado desde o último dia 11, segue também em isolamento domiciliar.

Além dos profissionais de saúde, receberam também alta nas últimas semanas outros três moradores, sendo um homem de 52 anos e duas mulheres, de 31 anos e 71 anos.

Segunda cidade do Litoral com mais registros de coronavírus, sendo dois óbitos e outros 14 infectados em tratamento, São Sebastião teve na última terça-feira sua primeira paciente recuperada. A idosa de 87 anos, que estava internada desde o último dia 27 na Santa Casa, se livrou da doença após ser submetida a um tratamento baseado na combinação de diversos medicamentos como: azitromicina e hidroxocloroquina.

Responsável pelo município mais populoso da RMVale, a Prefeitura de São José dos Campos informou que já se recuperaram 72 dos 149 diagnosticados com o Covid-19, representando um índice de 48%. Em contrapartida, a cidade tem 6 óbitos confirmados e outros 13 suspeitos.

Com uma taxa de recuperação de 50%, Pindamonhangaba, que contabiliza 1 óbito e outros 11 infectados, teve 6 pacientes livres da doença. O mais recente curado foi um jovem de 28 anos, que recebeu alta no último dia 17. O paciente, que trabalha como cantor em navios, estava internado na Santa Casa desde o início do mês.

Já Guaratinguetá tem um índice de recuperação de 28% dos portadores do Covid-19. Dos sete casos confirmados, sendo quatro importados (contraídos em outras cidades), dois pacientes se curaram.

De acordo com a Prefeitura, o primeiro recuperado foi um idoso de 60 anos que recebeu alta no último dia 14 após ficar duas semanas internado no   hospital Frei Galvão. Já uma mulher de 48 anos, que não precisou ser internada, superou a doença no início do mês.

Com uma morte e cinco moradores infectados, Cruzeiro conta com uma taxa de 42% de pacientes curados. O caso mais recente é o de um morador de 49 anos que foi liberado da Santa Casa no último dia 9 após ficar uma semana internado no hospital. Os outros dois pacientes que venceram o coronavírus foram uma idosa de 80 anos e um homem de 59 anos.

Apesar não revelar detalhes sobre os perfis dos pacientes e datas de liberação, a Prefeitura de Lorena informou que três moradores receberam alta neste mês. Desta maneira, o índice de curas atinge 60%, já que a cidade registra cinco casos confirmados, sendo um importado.

A reportagem do Jornal Atos solicitou dados aos demais municípios da RMVale, mas as Prefeituras não encaminharam respostas até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?