Receoso por aglomerações, Litoral registra mortes por afogamentos no feriado

Turista morre na Praia do Félix, em Ubatuba; pescadores encontram corpo de outra vítima em São Sebastião

Guardas Civis, no apoio à buscas e fiscalizações em praias de Ubatuba; feriado deixa oito mortos no Litoral (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa

RMVale

 

Marcado pelo desrespeito às regras de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), o feriado prolongado da “Independência do Brasil” foi de tristeza para as famílias de oito banhistas que morreram afogados no Litoral Paulista. Além de vitimar um jovem em Ubatuba, as correntes marítimas arrastaram o corpo de um turista, que visitava Bertioga, até São Sebastião.


Apesar das mais de 31.430 mil mortes causadas pela pandemia no estado, cerca de um milhão de paulistas aproveitaram as últimas sexta (4) e segunda-feira (7) para viajarem aos litorais Norte e Sul. Além de congestionamentos em rodovias, o alto fluxo de visitantes causou aglomerações nas praias.


Diversas imagens e vídeos publicados nas redes sociais mostram a imprudência de turistas no Litoral Norte que, além de não utilizarem máscaras de proteção e manterem uma distância segura dos demais, aparecem entrando no mar após consumirem alimentos e bebidas alcoólicas, fato que aumenta a chance de congestões e consequentemente o risco de afogamentos.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de oitenta salvamentos foram realizados durante o feriado prolongado nas praias de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Em um dos casos, a corporação não foi acionada há tempo para resgatar a vítima.


Segundo os Bombeiros, um jovem de 25 anos morreu afogado na tarde do último domingo (6) na Praia do Félix, em Ubatuba. Morador da Zona Leste de São Paulo, o turista, que de acordo com a família não sabia nadar, estava com um amigo no mar, quando foi atingido por uma forte onda, que o arrastou para o fundo.


Minutos depois, percebendo a situação, um grupo de banhistas conseguiu tirar o jovem desacordado da água. Acionados, os Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tentaram reanimar a vítima, mas ela não resistiu.


No dia anterior, o corpo de um jovem de 22 anos, que era morador de Mogi das Cruzes, foi encontrado por pescadores na Ilha dos Gatos, na Costa Sul de Sebastião. A princípio, as autoridades policiais acreditavam que o rapaz havia se afogado em alguma das praias do município, mas na sequência descobriram que o corpo se tratava de um turista que se afogou na Praia do Indaía em Bertioga.

 

As outras seis vítimas fatais das correntezas marítimas do litoral paulista, que tinham entre 24 e 60 anos, morreram em Guarujá (3) e Mongaguá (3).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?