Prefeitura e hospital dobram número de leitos de UTI em Caraguá

Stella Maris passa a contar com vinte espaços para pacientes em estado grave; contrato firmado prevê diversas outras melhorias na unidade

Leitos de UTI do Stella Maris; local passa a contar com mais dez espaços de internação (Foto: Divulgação)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou no último fim de semana a ampliação do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde Stella Maris, responsável pelo atendimento da população via SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a secretaria de Saúde, uma parceria entre o Município e o hospital garantiu na última semana a implantação de mais dez espaços de internação destinados a pacientes em estado grave de saúde. Com a medida, a Stella Maris dobrou seu número de leitos de UTI, que anteriormente era de apenas dez. Segundo a Prefeitura, a iniciativa, que não teve o seu investimento divulgado, busca atender ao aumento da demanda por internações críticas na cidade, fortalecer a rede pública de saúde e agilizar o atendimento à população.

Além dos vinte leitos de UTI no Stella Maris, a cidade praiana conta com outros quarenta no Hospital Regional do Litoral Norte, que fica no bairro Pontal de Santa Marina.

Primeiro hospital implantado em Caraguá, a Stella Maris, fundada em 1952, teve seu convênio com a Prefeitura renovado no início deste mês para o atendimento de pacientes via SUS. Com um teto de R$ 5,3 milhões, o acordo prevê o aumento no número de consultas e procedimentos de retaguarda de diversas especialidades médicas, como cardiologia, ginecologia, ortopedia, pediatria, urologia, gastroenterologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia. Além da implantação de dez leitos de internação na ala psiquiátrica, o contrato estabelece ainda que o hospital realizará em breve um mutirão de exames de endoscopia e colonoscopia, que atenderá cerca de 1,5 mil moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *