Potim, Pinda, Silveiras e Guará entregam merenda para os alunos da rede municipal

Ação atende famílias de alta vulnerabilidade, na tentativa de minimizar os impactos sociais durante a pandemia de Covid-19

Kits de alimentos preparados para distribuição; municípios se organizam e iniciam entregas para alunos da rede pública (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
RM Vale

As cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) têm se mobilizado para minimizar os impactos causados pela crise causada pelo novo coronavírus. Potim, Pindamonhangaba, Silveiras e Guaratinguetá passaram a distribuir a merenda escolar em kits para os alunos de escolas municipais.

Potim iniciou, na última quinta-feira (23), o cadastramento de pais interessados em receber a merenda escolar para consumo em casa. Segundo a Prefeitura, as famílias receberão alimentos que estão sendo definidos pela nutricionista junto a secretaria de Educação. Novos cadastros poderão ser realizados na próxima quarta-feira (29), na escola em que a criança frequenta. Os pais deverão preencher o formulário de adesão, declarando se deseja ou não recebê-lo. “Cada aluno tem direito a um kit. Se a família tiver três crianças na rede municipal receberão três kits”, afirmou nota da Prefeitura.

Em Pindamonhangaba, as entregas dos kits montados com alimentos do estoque da rede municipal com arroz, feijão, biscoito e leite passaram a ser entregues, no início deste mês. Os primeiros a receberem os alimentos foram os alunos que fazem parte do programa Bolsa Família, mas as unidades também receberam inscrições de pessoas interessadas que não integram o programa de transferência de renda.

As crianças que possuem alguma restrição alimentar também terão direito ao kit especializado e adequado à sua saúde. O responsável deve informar a escola para que a entrega seja feita corretamente. A secretária de Educação de Pinda, Luciana Ferreira, destacou que essa é uma forma de complementar a alimentação dos alunos em casa.

Guaratinguetá passou a distribuir os kits de alimentação (com arroz, feijão, leite em pó, macarrão, biscoito, frutas e legumes) na última quarta-feira (22), como medida para garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes. Para receber os mantimentos, o responsável deve solicitar a adesão na unidade escolar em que a criança estuda. Segundo a Prefeitura, essa ação ocorre para que não haja desperdício de alimentos.

Já a Prefeitura de Silveiras anunciou que a distribuição dos “kits merenda” para os alunos da rede municipal de ensino terá início neste sábado. Os pais ou responsáveis devem retirar o mantimentos na escola em que o aluno estiver matriculado, das 8h às 17h.

Para os moradores da zona rural, os kits serão entregues individualmente nas residências. O Executivo ressaltou ainda a necessidade da presença de um adulto ou o responsável nas casas, pois os produtos não serão entregues para vizinhos ou menores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?